MODELO DE COMPETÊNCIAS CONVERSACIONAIS PARA O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ENTRE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E NEGÓCIO

Autores

  • Luís Kalb Roses Universidade Católica de Brasília
  • Jean Carlos Borges Brito Faculdade Projeção
  • Gentil José de Lucena Filho Laboratório de Conversas

DOI:

https://doi.org/10.4301/S1807-17752015000100007

Resumo

O objetivo principal deste estudo é o desenvolvimento de um modelo de competências conversacionais aos gestores de TI e Negócio para o alinhamento estratégico entre as suas áreas. A teoria desse alinhamento destaca a importância da comunicação entre as áreas de TI e Negócio, que na sua dimensão social é explorada neste estudo sob o enfoque das competências conversacionais no relacionamento entre os seus gestores. Foi realizada pesquisa survey junto a esses gestores em organizações públicas e privadas localizadas no Brasil, cujos dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas multivariadas – análise fatorial exploratória e confirmatória – e análise de conteúdo temática. Os resultados da pesquisa confirmaram os construtos e a maioria das hipóteses do modelo de pesquisa proposto, que foi expandido com novos construtos e hipóteses.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

MODELO DE COMPETÊNCIAS CONVERSACIONAIS PARA O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ENTRE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E NEGÓCIO. (2015). Journal of Information Systems and Technology Management, 12(1), 125-144. https://doi.org/10.4301/S1807-17752015000100007