Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon

Autores

  • Cesar Akira Yokomizo Universidade de São Paulo
  • Eduardo Henrique Diniz Fundação Getulio Vargas
  • Tania Pereira Christopoulos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4301/S1807-17752010000300006

Palavras-chave:

Correspondentes bancários, banco sem agência, tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento, finanças inclusivas, Microfinanças, banco lemon

Resumo

Bancos brasileiros têm desenvolvido iniciativas inovadoras para levar serviços financeiros à população de baixa renda por meio de correspondentes bancários (CBs). O Banco Lemon é um caso interessante a ser investigado, pois implantou um modelo de negócios exclusivamente baseado no uso de CBs e focado nos clientes de baixa renda. Este artigo descreve o processo de adoção da tecnologia de CBs no Banco Lemon para ofertar serviços financeiros para a população de baixa renda, fazendo um resgate histórico das suas atividades, desde sua criação até o ano de 2009. O artigo também discute o relativo sucesso do banco na operação de serviços de arrecadação e os resultados pouco expressivos nas iniciativas de concessão de crédito.

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

nd197944393

Como Citar

Tecnologias de informação e comunicação na oferta de serviços financeiros para a população de baixa renda: os correspondentes bancários do Banco Lemon . (2010). Journal of Information Systems and Technology Management, 7(3), 599-618. https://doi.org/10.4301/S1807-17752010000300006