Educação Profissional e Interação Verbal: Discussão, Argumentação e Discurso no Diálogo Professor-aluno
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p95-117Resumo
Este trabalho apresenta uma análise da interação verbal ocorrida em um centro de formação profissional entre um jovem professor e um grupo de quatro alunos adultos detentores de experiência profissional na área em que estão se especializando. O texto apresenta e busca responder aos seguintes questionamentos: 1) Como se dá esse tipo de interação professor-aluno? 2) De que modo o conhecimento teórico do professor e o conhecimento prático dos alunos são postos para dialogar? 3) Como procede o professor diante dos questionamentos dos alunos? 4) Como os alunos reagem às posições teóricas assumidas pelo professor? A situação de interação aqui analisada foi gravada em áudio e vídeo e transcrita de acordo com as normas do Projeto NURC-SP. Para sua análise, foi empregada a noção de “dualismo funcional” de Lotman (1988), tal como apresentada por Wertsch e Smolka (1993). O estudo vela um processo de discussão e argumentação travado entre o professor e seus alunos em torno de aspectos teóricos e práticos da execução de um dado trabalho, o que faz circular no diálogo discursos relativos ao atraso/avanço tecnológico do Brasil. É notável a transformação dos alunos e do professor ao término do diálogo: aqueles adquirem um olhar teórico sobre sua prática e este, por sua vez, parece adquirir um olhar prático sobre sua teoria, sem – entretanto – dela abrir mão.
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