LEGEND AS DISCOURSE GENRE: CHANGES AND CHALLENGES IN THE PORTUGUESE TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v24i1p13-30Keywords:
Lenda, gêneros discursivos, materiais didá- ticos, análise dialógica, produção escrita.Abstract
Os conceitos de “língua”, “linguagem”, “discurso” recebem tratamento distinto em diferentes coleções de livros didáticos de língua portuguesa. O objetivo deste artigo é investigar as mudanças ocorridas no tratamento didático desses conceitos apresentados na unidade em torno do gênero lenda, dirigido à antiga 5ª série, atual 6° ano do Ensino Fundamental II. Foram selecionadas três coleções produzidas no Brasil nas décadas de 1953, 1975 e 2006, que abordaram o gênero lenda. A primeira atividade foi retirada da 28ª edição do livro Português para o ginásio (1953); a segunda da 1ª edição de Novos Caminhos em Comunicação e Expressão (1975) e a terceira da 2ª edição de Linguagens no Século XXI (2006). Na primeira etapa da pesquisa, foram recolhidas as orientações formuladas nos documentos oficiais em torno do ensino de língua materna; em seguida, buscou-se descrever as unidades didáticas de modo a recuperar seus respectivos contextos de produção; como etapa final procurou-se comparar o encaminhamento teórico-metodológico das propostas com lendas tendo como fundamentação teórica a Análise/teoria dialógica do discurso, em especial, os conceitos de língua, linguagem e gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e o Círculo. Os resultados apontam algumas mudanças significativas que ocorreram nas atividades didáticas de língua portuguesa dirigidas aos alunos como, por exemplo, o estudo de diferentes textos sob a perspectiva dos gêneros dos discursos.Downloads
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