Encenações da escrita nos textos de Adília Lopes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v32i2p127-144Palabras clave:
Escrita, Adília Lopes, Jan Mukarovsky, Função estética, EstéticaResumen
Poems and narrative-fragments by Adília Lopes relate to an intense interaction with the composition of death and a significant displacement of its representation from the domain acclaimed by the tradition – that of flowers, bones and shells –as for the realm of writing materials. Moreover, it is in this very displacement, that disassociates the mise-en-scène of the relation between writing and desire away from the context of nature, which consists of the singularity of the Portuguese poet. In fact, the disturbing confusion of the esthetic postures, the practical and the magically-religious ones, delineated in the ambit of the Prague Linguistic Circle by Jan Mukarovski, is represented in numerous texts by Adília Lopes which narrate apparently ordinary facts, pointing to the dangers of the totalitarian pseudo-rationality. In fact, the renunciation of the arbitrary character of sign, typical of the magical function, is also characteristic of some states of the psychotic delirium, which seeks brutal gratifications of aggressive impulses. Thus, the denunciation of the enfeeblement of the esthetic function’s efficacy in favour of the magical function, characteristic of the superstition, becomes the focus of her demanding poetics, in which the logic of metonymy and the negative referenciality prove to be the indispensable instruments of the subjective resistance.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.