A ‘didactização’ da neologia do Português

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v32i3p25-44

Mots-clés :

Didactizaç˜ão, Neologia, Neologismo, Umbundu, Português

Résumé

O artigo que ora apresentamos é a síntese de um longo percurso de investigação que culminou na apresentação da tese de doutoramento em neologia. Ele é uma reflexão sobre a neologia do Português em Angola. Uma vez que Angola é um complexo de línguas e culturas, este estudo sobre neologia circunscreveu-se apenas à Zona Linguística Umbundu (ZLU), zona Centro-Sul de Angola. A investigação incidiu sobre o comportamento linguístico do Português no contacto com a língua Umbundu para se aferir a necessidade do ensino quer do léxico quer da neologia do Português. O objectivo deste estudo é a reflexão sobre o fenómeno da neologia e, muito particularmente, sobre a sua didactização em contextos escolares.

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Publiée

2019-11-20

Numéro

Rubrique

Artigos originais

Comment citer

CAMBUTA, José. A ‘didactização’ da neologia do Português. Linha D’Água, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 25–44, 2019. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v32i3p25-44. Disponível em: https://www.journals.usp.br/linhadagua/article/view/159178.. Acesso em: 18 mai. 2024.