Poder, persuasão, exibição: análise de mensagens de “influenciadoras” na rede social Instagram
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i1p128-148Mots-clés :
Estratégias discursivas, Análise pragmático-discursiva, Construção do ethos, Discurso persuasivoRésumé
A rede social Instagram afigura-se, na contemporaneidade, como um espaço de comunicação privilegiado, em que os utilizadores podem partilhar e publicar facilmente as suas fotografias e vídeos. Assistimos, por isso, ao surgimento de influenciadoras, mulheres que ganham visibilidade através de publicações na rede social e que promovem marcas através de imagens e de comentários para os produtos que publicitam. Face ao mercado muito competitivo que é criado a partir da rede social, analisam-se neste estudo publicações da página de Instagram de uma influenciadora portuguesa, a fim de recensear, por um lado, as estratégias linguístico-discursivas de posts que veiculam ethè de carácter, de credibilidade e, por outro, as estratégias ao serviço da construção do poder e da persuasão. A análise permite comprovar o recurso à técnica da glamourização, que visa construir um efeito excessivo em relação ao que se quer publicitar para, desta forma, exercer o poder.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ABIDIN, C. Communicative ❤ Intimacies: Influencers and Perceived Interconnectedness. Ada: A Journal of Gender, New Media & Technology, n. 6., p. 1-16, 2015. Disponível em: https://scholarsbank.uoregon.edu/xmlui/handle/1794/26365. Acesso em: 10 out. 2022.
ADAM, J.-M.; BONHOMME, Marc. L’argumentation publicitaire: rhetorique de l’eloge et de la persuasion. Paris: Nathan, 1997.
ALBELDA MARCO, M. Los actos de refuerzo de la imagen en la cortesía peninsular. In: BRAVO, D. (ed.). Actas del Primer Coloquio del Programa EDICE. Estocolmo: Universidade de Estocolmo, 2002. p. 298-305. Disponível em: http://www.edice.org/descargas/1coloquioEDICE.pdf. Acesso em: 8 out. 2022.
ALBELDA MARCO, M. La intensificación en el lenguaje coloquial. Tese (Doutorado em Filologia Hispânica) – Facultat de Filologia, Universitat de València, Valência, 2005. Disponível em: https://www.asice.se/index.php/tym/issue/view/15. Acesso em: 8 out. 2022.
ALLARD, L. Partages crétifs: stylization de soi et appsperimentation artistique. Communication & Langages, n. 194, p. 29-39, 2017.
AMOSSY, R. La notion d´ethos de la rhétorique à l´analyse de discours. In: AMOSSY, R. (org.). Images de soi dans le discours. Lausanne: Delachaux et Niestlé, 1999a. p. 9-30.
AMOSSY, R. L´ethos au carrefour des disciplines: rhétorique, pragmatique, sociologie des champs. In: AMOSSY, R. (org.). Images de soi dans le discours. Lausanne: Delachaux et Niestlé, 1999b. p. 127-154.
AMOSSY, R. La présentation de soi: ethos et identité verbale. Paris: PUF, 2010.
AMOSSY, R. L´argumentation dans le discours. 3. ed. Paris: Armand Colin, 2012 [2000].
ARENDT, H. The life of the mind. Chicago: Harcout Brace Janovich, 1978.
BOYD, D. M.; ELLISON, N. B. Social network sites: definition, history, and scholarship. Journal Of Computer-Mediated Communication, v. 1, n. 13, p. 210-230, 2007. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x.
BRIZ GÓMEZ, A. El español coloquial en la conversación: Esbozo de Pragmagramática. Barcelona: Ariel, 1998.
BRIZ GÓMEZ, A. El análisis de un texto oral coloquial. In: BRIZ GÓMEZ, A.; GRUPO VAL.ES.CO. ¿Cómo se comenta un texto coloquial?. Barcelona: Ariel, 2004. p. 29-48.
CAEROLS-MATEO, R.; FRADE, A. T.; SOTO, A. C. Instagram, la imagen como soporte de discurso comunicativo participado. Vivat Academia, v. 124, p. 68-78, 2013. DOI: https://doi.org/10.15178/va.2013.124.68-78.
CHARAUDEAU, P. L’argumentation dans une problématique de l’influence. Argumentation et Analyse du Discours, n. 1, 2008. DOI: https://doi.org/10.4000/aad.193.
CHARAUDEAU, P. Le discours de manipulation entre persuasion et influence sociale. Acte du colloque de Lyon, 2009. Disponível em: https://www.patrick-charaudeau.com/Le-discours-de-manipulation-entre.html. Acesso em: 5 set. 2022.
COSTA, J. A. O que tem de ser tem muita força... deôntica: contributos para a caracterização do verbo modal ter de. Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, n. especial, p. 413-440, 2021. DOI: https://doi.org//10.21747/16466195/lingespa19.
DAMÁSIO, A. O Sentimento de Si: Corpo, Emoção e Consciência. Lisboa: Círculo de Leitores. 2000.
DAMÁSIO, A. Ao Encontro de Espinosa: As Emoções Sociais e a Neurologia do Sentir. Mem Martins: Publicações Europa-América, 2003.
DESMOULINS, L.; ALLOING, C.; MOHLI, V. L’influence n’est-elle que donnée(s)?: me̡diations et ne̡gociations dans les agences de communication « influenceurs ». Communication & Organisation, v. 2, n. 54, p. 29-40, 2018. DOI: https://doi.org/10.4000/communicationorganisation.6692.
FALCÓN PÉREZ, M. del C. El discurso de los influencers: técnicas argumentativas de la nueva publicidad segu̡n el ge̡nero. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filologia Hispânica) – Facultad de Filología, Universidad de Sevilla, Sevilha, 2019. Disponível em: https://idus.us.es/handle/11441/125992. Acesso em: 4 fev. 2024.
FUENTES RODRÍGUEZ, C.; ALCAIDE LARA, E. Mecanismos lingüísticos de la persuación. Madrid: Arco Libros, 2002.
GREY, D. Language in use. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
HERRERO CECILIA, J. Teorías de Pragmática, de Lingüística Textual y de Análisis del Discurso. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2006.
HOCHMAN, N.; MANOVICH, L. Zooming into an Instagram City: reading the local through social media. First Monday, v. 18, n. 7. 2013. DOI: https://doi.org/10.5210/fm.v18i7.4711.
HU, Y.; MANIKONDA, L.; KAMBHAMPATI, S. What we Instagram: a first analysis of Instagram photo content and user types. Proceedings of the International AAAI Conference on Web and Social Media, v. 8, n. 1, p. 595-598. DOI: https://doi.org/10.1609/icwsm.v8i1.14578.
JEANNE-PERRIER, V. Réseaux sociaux : des vertus journalistiques, démocratiques et littéraires ? Petit traité de socio-sémiotique des dispositifs médiatiques émergents Interactions entre journalisme, trajectoires de métiers et innovations médiatiques et éditoriales. Une analyse communicationnelle. Paris: Université Paris Sorbonne CELSA, 2013.
JOST, F. Le culte du banal: de Duchamp à la télé-réalité. Paris: CNRS, 2007.
KARHAWI, I. S. De blogueira a Influenciadora: Motivações, Ethos e Etapas Profissionais na Blogosfera de Moda brasileira. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa em Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
KARHAWI, I. Influenciadores digitais: o Eu como mercadoria. In. CORRÊA, E. S.; SILVEIRA, S. C. (org.) Tendências em Comunicação Digital. São Paulo: ECA-USP, 2016. p. 39-58. DOI: https://doi.org/10.11606/9788572051569.
LAKOFF, R. Remarks on ‘this’ and ‘that’. Proceedings of the Chicago Linguistics Society, v. 10, 1974. p. 345-356.
LEAVER, T.; HIGHFIELD, T.; ABIDIN, C. Instagram Visual Social Media Cultures. Cambridge: Polity, 2020
LO CASCIO, V. Gramática de la argumentación. Madrid: Alianza Editorial, 1998.
MACÁRIO LOPES, A. C. A deixis emocional em português europeu contemporâneo: alguns contributos. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, v. 5, p. 225-235, 2019. DOI: https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a16.
MARTÍNEZ RUIZ, R. La deixis. In: BRIZ GÓMEZ, A.; GRUPO VAL.ES.CO. ¿Cómo se comenta un texto coloquial?. Barcelona: Ariel, 2004. p. 243-262.
MARTINS, A. C. L. Persuasão e manipulação: análise das estratégias discursivas em publicações de influenciadoras portuguesas no Instagram. Dissertação (Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa) – Universidade Aberta, Lisboa, 2023.
MCCUNE, Z. Consumer production in social media networks: a case study of the “Instagram” iPhone app. Dissertação (Mestrado em Modern Society & Global Transformation) – University of Cambridge, Cambridge, 2011.
MORIN, E. La méthode. Paris: Seuil, 2008.
PAVEAU, M.-A. L’analyse du discours numérique: dictionnaire des formes et des pratiques. Paris: Hermann, 2017.
PIZA, M.V. Processos de influências sociais no ambiente online: análise da youtuber Jout Jout. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
PLANTIN, C. Essais sur l’argumentation. Paris: Kimé, 1990.
PLANTIN, C. La argumentación. Barcelona: Ariel, 2005.
POTTS, C.; SCHWARZ, F. Exclamatives and heighted emotion: extracting pragmatic generalizations from large corpora. Amherst: University of Massachusetts Amherst, 2008. Disponível em: https://stanford.edu/~cgpotts/manuscripts/potts-schwarz-exclamatives08.pdf. Acesso em: 4 out. 2022.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RUIZ CARTAGENA, J. X. Millennials y redes sociales: estrategias para una comunicación de marca efectiva. Miguel Hernández Communication Journal, n. 8, p. 347-367, 2017. DOI: https://doi.org/10.21134/mhcj.v0i8.196.
SEARA, I. R. Marqueurs et stratégies de la confidence dans les fórum set les journaux personnels en ligne. In: CUREA, A.; PAPAHAGI, C.; FEKETE, Monica (ed.). Discours en présence: hommage a Liana Pop. Cluj‐Napoca: Presa Universitară Clujeană, 2015. p. 81-92.
SOLIS, B. The Rise of Digital Influence: A “how-to” guide for businesses to spark desirable effects and outcomes through social media influence. San Mateo: Altimeter Group, 2012. Disponível em: https://indianstrategicknowledgeonline.com/web/soci%20media%20the%20rise%20of%20digital%20influence.pdf. Acesso em: 4 fev. 2024.
TEODORO, C. G., ALTURAS, B. & PINHEIRO, A. M. Influenciadores digitais e seguidores Portugueses: O caso Cameron Dallas. In: ROCHA, A.; PEDROSA, I.; COTA, M. P.; GONÇALVES, R. (ed.). 14th Iberian Conference on Information Systems and Technologies. Coimbra: IEEE. p. 1-6. DOI: https://doi.org/10.23919/CISTI.2019.8760753.
TISSERON, S. Intimité et extimité. Communications, n. 88, p. 83-91, 2011. DOI: https://doi.org/10.3917/commu.088.0083.
WREN, K. Social influences. Abingdon: Routledge, 1999.
ZETLAOUI, T. L’infuence du confinement sur l’exposition de soi en ligne. France Forum, n. 77, jul. 2020. Disponível em: https://www.institutjeanlecanuet.org/content/influence-du-confinement-sur-exposition-de-soi-en-ligne. Acesso em: 4 fev. 2024.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Isabel Roboredo Seara 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.
Comment citer
##plugins.generic.funding.fundingData##
-
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
##plugins.generic.funding.funderGrants## UIDB/LIN/03213/2020;10.54499/UIDB/03213/2020;UIDP/LIN/03213/2020;10.54499/UIDP/03213/2020