Exploração de redes associativas no ensino do léxico

Autori

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v32i3p45-61

Parole chiave:

Lexico, Pluridimensionalidade, Redes Associativas, Polissemia, Parassinonímia

Abstract

Tendo como base pressupostos de Richards (1976) sobre o que é conhecer uma palavra, constata-se que o estudo do léxico no ensino de línguas envolve um saber pluridimensional do qual fazem parte aspectos gramaticais, semânticos e discursivos da unidade lexical. Diferentemente de uma tradição de ensino do léxico em que se chamava atenção exclusivamente para a equivalência lexical, considerando a unidade lexical portadora de um significado único e absoluto, defende-se, neste trabalho, a exploração de aspectos semânticos do léxico que contribuam para saber empregá-lo, principalmente por meio da exploração de redes associativas, da polissemia e da parassinonímia. Para isso analisa-se um conjunto de atividades sobre léxico proposto por professores da educação básica, participantes de curso de extensão na Universidade de São Paulo.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

2019-11-20

Fascicolo

Sezione

Artigos originais

Come citare

GIL, Beatriz Daruj. Exploração de redes associativas no ensino do léxico. Linha D’Água, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 45–61, 2019. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v32i3p45-61. Disponível em: https://www.journals.usp.br/linhadagua/article/view/159138.. Acesso em: 18 may. 2024.