Aprender a argumentar, argumentando: o gênero Tweet no ensino de língua materna

Autori

  • Zilda Aquino Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Gabriela Dioguardi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v28i1p49-66

Parole chiave:

ensino, língua portuguesa, argumentação, gêneros digitais, tweet.

Abstract

Os gêneros discursivos são motivo de discussão constante entre os estudiosos que se dedicam ao ensino de língua portuguesa, por várias razões. Dentre elas, podem ser destacadas: a questão precípua de que todas as atividades humanas se relacionam à utilização da língua por meio de gêneros, conforme indica Bakhtin (1997), o fato de que os Parâmetros curriculares nacionais (1998) salientam a importância de que os gêneros sejam trabalhados em sala de aula, além da preocupação de pesquisadores, voltados, em sua maioria, à Linguística Aplicada, com a descrição de ações que podem, muito bem, orientar os professores no trabalho em sala de aula com os gêneros discursivos. Nessa direção, este artigo tem por objetivo tratar de um gênero, ainda pouco estudado em nosso meio e em sala de aula, o tweet, para descrever sua aplicabilidade na apreensão dos “gêneros da ordem do argumentar”. O referencial teórico corresponde aos preceitos da Linguística Textual, a partir de Marcuschi (2002 a 2010), tendo em vista a sociocognição, além de analistas do discurso que direcionam seus trabalhos à argumentação, como Amossy (2007), entre outros.

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Biografie autore

  • Zilda Aquino, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Depto de Letras Clássicas e Vernáculas - Área de Filologia e Língua Portuguesa
  • Gabriela Dioguardi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, São Paulo, Brasil. Bolsista CAPES.

Pubblicato

2015-06-30

Come citare

AQUINO, Zilda; DIOGUARDI, Gabriela. Aprender a argumentar, argumentando: o gênero Tweet no ensino de língua materna. Linha D’Água, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 49–66, 2015. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p49-66. Disponível em: https://www.journals.usp.br/linhadagua/article/view/96140.. Acesso em: 12 may. 2024.