Playing music in and out of the classroom
The pedagogical potential of songs, games and musical jokes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2019.158529Keywords:
musical toy, childhood culture, hand games, musical pedagogical processAbstract
This article deals with children's universe in the context of musical games, practiced by children in moments of free interaction, in order to investigate how is the relationship with these toys and, consequently, with music. The idea was born from the observation of a group of children between the ages of 6 and 10, who played hand games in the playground during the school playtime and, through this games, interacted with each other developing musical abilities unconsciously. To support the research, I turned to some authors who deal with childish's culture by valuing children's spontaneous activities and seeing them as "culture producers" (SOUSA, 2008, P. 02). The methodology used for the data collection was participatory observation plus interview, in order to investigate spontaneous interactions through the musical games that children practice in the school playtime. Through these observations, we tried to draw parallels and highlight aspects of this "play with music" that may help in musicalization classes.
References
G. Ferreira. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas e canciones tradicionales com
manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.
HORTÉLIO, Lydia. É preciso brincar para afirmar a vida. Entrevista cedida a revista Almanaque Brasil de Cultura Popular. São Paulo, Volume 10, nº 114, p. 23-25, outubro, 2008.
LAKATOS, E. M., MORCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 1991.
PAIVA, Ione Maria R. Brinquedos Cantados. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Universidade Estadual de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC 2000.
SCHROEDER, S. C. N. Brincando com a música: uma proposta para formação e atuação musical do professor de pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental. In: XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina 2007, 2007, Campo Grande. XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina 2007, 2007.
SILVA, Gabriela Flor Visnad. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Música. Centro de Artes. Universidade do Estado de Santa Catarina. UDESC. 2004.
SOUZA, Fernanda. Comunidade de prática musical: os jogos de mão praticados pelas crianças no recreio escolar. Artigo para XVII Encontro Nacional da ABEM: Diversidade Musical e Compromisso Social, o papel da educação musical. São Paulo, 2008.
VILLARD, Marina Lemos. O imaginário infantil no âmbito escolar. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia. Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita". Bauru: UNESP 2007
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).