Prenda que se ganha em lamento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2020.189756Palabras clave:
Carlos Drummond de Andrade, poesia, amor, melancolia, fantasmaResumen
Após a publicação de A rosa do povo, em 1945, houve uma notória inflexão temática e estilística na poesia de Drummond, em cuja produção se passa a notar certo distanciamento face aos acontecimentos contemporâneos e às referências histórico-sociais, elaborando-se, a partir daí, uma poética voltada a matérias mais abstratas, de caráter universalizante ou metafísico. Nesse período há ainda o aprofundamento de um comportamento melancólico do sujeito poético amoroso drummondiano, em cujo canto se intensifica a alusão à ambiguidade e ao caráter fantasmático do amor. Neste ensaio apresentamos uma análise do poema “Escada”, de Fazendeiro do ar (1955), em que se lê o movimento de interpretação da experiência amorosa enquanto fantasmagoria potencial. Pois cabe quase sempre ao amante, amando, a consciência da perda, fazendo do poema amoroso um canto elegíaco, em que, ambiguamente, o amor e o poema só podem ser experimentados em sua precariedade e convite à dissolução, à fantasmagoria.
Descargas
Referencias
Alonso, Dámaso. “El desgarrón afectivo en la poesía de Quevedo”. Disponível em: https://cvc.cervantes.es/literatura/quevedo_critica/p_amorosa/alonso.htm.
Agamben, Giorgio. Estâncias — a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Tradução de Selvino José Assmann. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
Andrade, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.
Andrade, Carlos Drummond de. Autorretrato e outras crônicas. Organização de Fernando Py. Rio de Janeiro: Record, 2018.
Camilo, Vagner. Drummond, da Rosa do Povo à Rosa das Trevas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
Camilo, Vagner. “Uma poética da indecisão: Brejo das Almas”. Novos Estudos Cebrap, n. 57, julho 2000, p. 37-58.
Camilo, Vagner. O poeta e a cena literária: figurações sincrônicas e anacrônicas. Tese de Livre Docência apresentada à Área de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 2013.
Cançado, José Maria. Os sapatos de Orfeu. São Paulo: Scritta, 1993.
Candido, Antonio; Castello, J. Aderaldo. Presença da Literatura Brasileira, História e Antologia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
Chevalier, Jean. Gheerbrant, Alain. Dicionário de Símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). Tradução Vera da Costa e Silva. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
Eliade, Mircea. El vuelo mágico. Tradução para o espanhol de Victoria Cirlot e Amador Vega. Ediciones Siruela: Madri, 2017.
Gledson, John. Poesia e Poética em Carlos Drummond de Andrade. São Paulo, Duas Cidades, 1981.
Lima, Mirella Vieira. Confidência Mineira (o amor na poesia de Carlos Drummond de Andrade). Campinas, SP: Pontes; São Paulo: EDUSP, 1995.
Moisés, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1974.
Plutarco. Diálogo sobre o amor. Tradução Manuel da Silva Ramos. Lisboa: Fim de Século, 2000.
Rougemont, Denis de. O amor e o Ocidente. Tradução de Paulo Brandi e Ethel Brandi Cachapuz. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1988.
Sant’anna, Affonso Romano de. Drummond: o gauche no tempo. Rio de Janeiro: Record, 1992
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Marcelo Freitas Ferreira de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos autorales y conceden a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite la divulgación de este trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.e. publicar en archivos institucionales o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (p.e. en archivos institucionales o en su página personal) en cualquier momento, sea antes o durante el proceso editorial, ya que puede provocar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver O Efeito do Acesso Livre).