Samuel Beckett: de dramaturgo a encenador

Autores/as

  • Felipe Augusto de Souza Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2015.97892

Palabras clave:

Samuel Beckett, Beckett diretor, dramaturgia, encenação, texto e cena.

Resumen

Este artigo tem como objetivo abordar o percurso de Samuel Beckett como encenador de suas próprias peças de teatro, a partir de uma análise de aspectos do processo de encenação da peça A última gravação de Krapp [Krapp’s last tape], dirigida por Beckett em 1969 no Schiller-Theater Werkstatt de Berlim. A reflexão terá como ponto de partida a relação de Beckett com a encenação teatral, desde seu primeiro contato acompanhando processos de criação de encenadores renomados como Roger Blin, e a transição de observador e conselheiro de projetos de outros diretores a encenador, tendo como premissa um cuidadoso rigor estético sobre o material dramatúrgico e sobre a transposição desse material para o palco, a partir das particularidades relativas ao trabalho de interpretação dos atores e à própria encenação teatral, ou seja, a tensão entre texto e cena.

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Biografía del autor/a

  • Felipe Augusto de Souza Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Mestrando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP

Publicado

2015-12-15

Número

Sección

LAVA

Cómo citar

Santos, F. A. de S. (2015). Samuel Beckett: de dramaturgo a encenador. Magma, 22(12), 163-180. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2015.97892