Entre moralidades e visualidades: cinema e religião na Primeira República
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i1p257-283Mots-clés :
Cinema, Cultura visual, Igreja, Rio de Janeiro, RecifeRésumé
Tendo como foco o consumo de filmes sacros durante a Semana Santa, este artigo analisa alguns aspectos da relação entre cinema, cultural visual e práticas religiosas durante a Primeira República, no Rio de Janeiro e no Recife. Nosso objetivo é averiguar como os espectadores, os exibidores cinematográficos e a Igreja negociavam um senso comum ligado às práticas religiosas. No tratamento das fontes, utilizou-se o paradigma indiciário, proposto por Carlo Ginzburg, método de crítica textual adequado à análise de fontes que não representam unidades discursivas. Concluímos com a verificação de algumas estratégias de negociação por parte dos exibidores, tal como a veiculação de filmes sacros em alguns dias do feriado.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
A Semana Santa nos theatros. (1915, March 30). Gazeta de Notícias, (89), 2. https://bit.ly/3pZikwe
A vida do Martyr do Golgotha. (1914, April 7). [Movie ad]. Jornal do Recife, (95), 4. https://bit.ly/36b2jvU
Aquino, M. (2012). Modernidade republicana e diocenização do catolicismo no Brasil: As relações entre Estado e Igreja na Primeira República. Revista Brasileira de História, 32(63), 143-170. https://doi.org/10.1590/S0102-01882012000100007
Araújo, V. P. (1985) A Bela Época do cinema brasileiro. Perspectiva.
Arrais, R. (1998). Recife, culturas e confrontos: As camadas urbanas na campanha salvacionista de 1911. EDUFRN.
As tradicções que não morrem – Impressões da Semana Santa. (1920, April 3). Jornal Pequeno, (76), 3. https://bit.ly/3i2C6CE
Barreto, P. [João do Rio]. (1909, April 10). A revolução dos films. Gazeta de Notícias, (100), 1. https://bit.ly/3J79xj3
Bellissimos. (1900, April 28). Jornal Pequeno, 2. https://bit.ly/3Ji3XdJ
Benchimol, J. (1992). Pereira Passos: Um Haussmann tropical. Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.
Bernardes, D. (1996). Recife: O caranguejo e o viaduto. Ed. UFPE.
Bourdieu, P. (2006). A distinção: Crítica social do julgamento. Zouk.
Butcher, P. (2019). Hollywood e o mercado de cinema brasileiro: Princípio(s) de uma hegemonia [Doctoral dissertation, Universidade Federal Fluminense]. PPGCine UFF’s institutional repository. https://bit.ly/3vbhgZe
Carvalho, J. M. (1990). A formação das almas: O imaginário da república no Brasil. Companhia das Letras.
Carvalho, M. A. R. (2012). Irineu Marinho: Imprensa e cidade. Globo.
Caulfield, S. (2000). Em defesa da honra: Moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro. Ed. Unicamp.
Cinema na Egreja. (1912, July 14). [Column]. Brizas do Campo, 4.
Como os tempos mudam! Os usos e costumes catholicos nos dias de hoje – A concorrência dos cinemas ao culto das egrejas… (1916, April 21). A Época, (1380), 1. https://bit.ly/3i8Wulf
Costa, F. C. (2005). O primeiro cinema: Espetáculo, narração, domesticação. Azougue.
Crary, J. (2013). Suspensões da percepção: Atenção, espetáculo e cultura moderna. Cosac Naify.
Diversões. (1911, March 1). Jornal Pequeno, (48), 2. https://bit.ly/3J9FVS6
Douglas, M. (1976). Pureza e perigo. Perspectiva.
Douglas, M., & Isherwood, B. (2004). O mundo dos bens: Para uma antropologia do consumo. Ed. UFRJ.
Esteves, M. A. (1989). Meninas perdidas: Os populares e o cotidiano do amor no Rio de Janeiro da Belle Époque. Paz e Terra.
Films. (1909, April 13). A Imprensa, (490), 2. https://bit.ly/35QE6uW
Foster, H. (Org). (1988). Vision and visuality: Discussions in contemporary culture. Dia Art Foundation.
Gay, P. (2002). O século de Schnitzler: A formação da cultura da classe média (1815-1914). Companhia das Letras.
Gazeta de Notícias. (1910, March 25). [Chronicle]. (84), 2. https://bit.ly/3I0yU4Q
Giacomo, C. A. (2019). Espectadores em trânsito: Identificação, imersão e distinção no Rio de Janeiro do início do século XX [Master’s thesis, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/D.27.2020.tde-08012020-165920
Ginzburg, C. (2007). Mitos, emblemas, sinais. Companhia das Letras.
Ginzburg, C., & Poni, C. (1989). O nome e o como: Troca desigual e mercado historiográfico. In C. Ginzburg, E. Castelnuovo & C. A. Poni, A micro-história e outros ensaios (pp. 169-178). Difel.
Gomes, R. C. (2010). Progresso, velocidade, máquina e mídia: Um futurismo periférico e a crônica jornalística de João do Rio. Rumores, 4(8). https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51206
Helvetica. (1914, April 9). [Movie ad]. Diário de Pernambuco, (69), 6. https://bit.ly/3hYxTj0
Kessel, C. (2001). A vitrine e o espelho: O Rio de Janeiro de Carlos Sampaio. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Knauss, P. (2006). O desafio de fazer História com imagens: Arte e cultural visual. Artcultura, 8(12), 97-11. https://bit.ly/3saVhzH
Lapera, P. (2019). Entre “alegres” e “livres”: Prazer e repressão à pornografia nos cinemas do Rio de Janeiro (1907-1916). E-Compós, 22(1), Artigo ID1623. https://doi.org/10.30962/ec.1623
Lapera, P. (2020). De “bom exemplo” em “bom exemplo”: Consumo cinematográfico e presença das mulheres no espaço urbano da Belle Époque Carioca. Cadernos Pagu, (60), e206011. https://doi.org/10.1590/18094449202000600011
Lapera, P., & Souza, B. T. (2010). Cinematógrafo e espetáculos de massa no acervo da Biblioteca Nacional: Algumas notas metodológicas. In J. L. Braga, M. I. V. Lopes & L. C. Martino (Orgs.), Pesquisa empírica em comunicação (pp. 381-401). Paulus.
Luca, T. R., & Martins, A. L. (2006). Imprensa e cidade. Unesp.
Mais um conto do vigario. (1911, April 16). Jornal do Recife, (103), 2. https://bit.ly/3i0Bltt
Maître, M. A. (Diretor). (1913). La vie de notre seigneur Jésus Christ [Film]. Pathé.
Marques, L. C. L., & Amaral, W. V. (2013). Modernas… mas conservadoras: Associações Católicas e o papel do laicato na Igreja Católica no Recife durante a Primeira República. Revista de Teologia e Ciência da Religião da Unicap, 3(1), 283-305. https://bit.ly/3H7Xdxb
Miller, D. (1987). Material culture and mass consumption. Basil Blackwell.
Mirzoeff, N. (2006). On visuality. Journal of Visual Culture, 5(1), 53-79. https://doi.org/10.1177/1470412906062285
Mitchell, W. J. T. (2002). Showing seeing: A critique of visual culture. Journal of Visual Culture, 1(2), 165-181. https://doi.org/10.1177/147041290200100202
Moreira, F. D. (1994). A construção de uma cidade moderna: Recife (1909-1926) [Unpublished master’s thesis]. Universidade Federal de Pernambuco.
Nascimento, L. (1966). História da imprensa de Pernambuco. Ed. UFPE.
Needell, J. D. (1993). Belle Époque tropical: Sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. Companhia das Letras.
O caso do cinema alegre. (1915, April 6). Jornal do Recife, (92), 3. https://bit.ly/3I3qsSr
O cinema conquista a igreja. (1912, May 29). A Noite, (270), 1. https://bit.ly/3i1XkAw
Paschoa rubra. (1914, April 9). [Movie ad]. Gazeta de Notícias, (98), 5. https://bit.ly/3MFI9en
Pires, H. (1915, January 20). O meu protesto vehemente e um grito da alma católica. A Província, (19), 1. https://bit.ly/3CDfimi
Polytheama. (1914, April 9). [Movie ad]. Diário de Pernambuco, (69), 6. https://bit.ly/3hYxTj0
Saraiva, K. (2013). Cinemas do Recife. Funcultura.
Semana Santa actos do dia de hoje. (1915, March 29). Jornal Pequeno, (71), 4. https://bit.ly/36h7hrb
Semana Santa: As igrejas cheias, os cinemas repletos. (1914, April 10). A Noite, (834), 1. https://bit.ly/3KAfgOQ
Sérvio, P. (2014). O que estudam os estudos de cultura visual? Revista Digital do LAV, 7(2), 196-215. https://doi.org/10.5902/1983734812393
Sevcenko, N. (1983). Literatura como missão: Tensões sociais e criação cultural na Primeira República. Brasiliense.
Silva, F. D. P. (2018). Novidade, imaginário e sedentarização: O espetáculo cinematográfico no Recife (1896-1909) [Master’s thesis, Universidade Federal Rural de Pernambuco]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE. https://bit.ly/365j23A
Süssekind, F. (2006). Cinematógrafo de letras: Literatura, técnica e modernização no Brasil. Companhia das Letras.
Tavares, A. (1909, July 29). Esparsos… Jornal Pequeno, (168), 1. https://bit.ly/34BAMDq
Theatro Moderno. (1914, April 9). [Movie ad]. Diário de Pernambuco, (69), 6. https://bit.ly/3hYxTj0
Theatro S. Izabel. (1914, April 9). [Movie ad]. Diário de Pernambuco, (69), 6. https://bit.ly/3hYxTj0
Theatro-Cinema Helvetica. (1911, April 11). [Movie ad]. Jornal do Recife, (99), 2. https://bit.ly/37s6tjD
Theatros e Cinemas. (1915, March 29). Jornal Pequeno, (71), 4. https://bit.ly/36h7hrb
Um flagello nacional. (1914, December 11). A Província, (340), 1. https://bit.ly/3u0XIVw
Vadico, L. (2006). Os filmes de Cristo no Brasil: A recepção como fator de influência estilística. Galáxia, (11), 87-103. https://bit.ly/3vbfxDj
Williams, R. (1979). Marxismo e literatura. Jorge Zahar.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Pedro Vinicius Asterito Lapera, Felipe Davson Pereira da Silva 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.