Cinema Novo e música de vanguarda do século XX
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i1p77-99Mots-clés :
Música de vanguarda, Cinema Novo, Produção fonográfica, Análise fílmicaRésumé
Embora não tenha sido predominante no Cinema Novo, a música de vanguarda do século XX não deixou de estar presente em filmes de Glauber Rocha, Walter Lima Júnior e Joaquim Pedro de Andrade, englobando obras preexistentes de Edgar Varèse, Pierre Schaeffer, Pierre Henry, Michel Philippot, Marlos Nobre, Ernst Widmer, Jaceguay Lins, Walter Smetak, Jon Appleton e Al Kooper. Fazemos um mapeamento dessa produção e analisamos como as músicas desses compositores se associam às imagens, seja de modo mais convencional, seja com proposições criativas. Observamos o papel da produção fonográfica da época para essas escolhas e a relação dos diretores com um repertório em geral contemporâneo aos filmes.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Caesar, R. (2012). O som como imagem. IV Seminário Música Ciência Tecnologia, 4. http://www2.eca.usp.br/smct/ojs/index.php/smct/article/view/78.
Carvalho, M. do S. (2009). Cinema Novo Brasileiro. In F. Mascarelo (Org.), História do Cinema Mundial (pp. 289 - 309). Papirus.
Chion, M. (2003). Un art sonore, le cinéma. Cahiers du Cinéma.
Cunha, D. (2019). O uso da música e do som no filme experimental latino-americano: as experiências de Glauber Rocha em Pátio (Brasil, 1959) e Hugo Santiago em Invasión (Argentina, 1969). [Tese, Universidade de São Paulo].
Deleuze, G. (1990). A imagem-tempo. Brasiliense.
Distler, J. (1997). Nicholas Slominsky: The First Recordings of Edgard Varèse and Charles Ives. http://www.classical.net/music/recs/reviews/distler/slonimsky.php.
Fenerich, A. (2012). A inscrição da intimidade na Symphonie pour um homme seul. [Tese, Universidade de São Paulo].
Guerrini Júnior, I. (2009). A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta. Terceira Margem.
Hubbert, J. (2014). The Compilation Soundtrack from the 1960 to the Present. In D. Neumeyer (Ed.), The Oxford Handbook of Film Music Studies (pp. 291 - 318). Oxford University Press.
Labaki, L. (2015, 31 de agosto). Ouvir O Pátio. Linda (Revista sobre cultura eletroacústica). https://linda.nmelindo.com/2015/08/ouvir-o-patio/
Mariz, V. (2005). História da música no Brasil. Nova Fronteira.
Mattos, C. A. (2002). Walter Lima Júnior: Viver cinema. Casa da Palavra.
Mc Mahon, O. (2014). Listening to the French New Wave: the film music and composers of postwar French art cinema. Peter Lang.
Nogueira, I. (2009). Ernst Widmer: catálogo de obras. UFBA.
Oliveira, J. de. (2018). A significação na música de cinema. Paco Editorial.
Perpétuo, I. (2019, 1 de agosto). Aposta no inesperado: entrevista com o compositor Marlos Nobre. Revista Concerto. https://concerto.com.br/node/234833.
Philippot, M. (1994, 14-15 de novembro). Commentaires des oeuvres. Disponível em: http://www.entretemps.asso.fr/Philippot/LivreMP.html#anchor2184054.
Rocha, G. (1985). O século do cinema. Alhambra.
Salles, P. (2001). A música brasileira e sua condição pós-moderna. Anais do Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), Belo Horizonte, 23, 417-423.
Scarassatti, M. (2001). Retorno ao futuro: Smetak e suas plásticas sonoras. [Dissertação, Universidade Estadual de Campinas].
Schaeffer, P. (1966). Traité des objets musicaux. Seuil.
Silva, J. R. T. da. (2007). Reminiscências op. 78 de Marlos Nobre: um estudo técnico e interpretativo. [Dissertação, Universidade Federal da Bahia].
Siqueira, A. (2014). A Sonata de Deus e o diabolus: nacionalismo, música e o pensamento social no cinema de Glauber Rocha. [Tese, Universidade Estadual Paulista, Marília].
Vetromilla, C. (2011). Política cultural nos anos 70: controvérsias e gênese do Instituto Nacional de Música da Funarte. Anais do Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2. http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/palestras/Politicas_Culturais/II_Seminario_Internacional/FCRB_ClaytonDaunisVetromilla_Politica_cultural_nos_anos_70.pdf .
Vetromilla, C . (2012). Pro-Memus: a lógica e o papel da Funarte no campo da música erudita brasileira. In: A. Vasconcelos & M. Gruman (Orgs.). Política para as artes: prática e reflexão. Funarte.
Xavier, I. (2016). Allégorie historique et théâtralité chez Glauber Rocha. IdeAs, 7.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Luíza Beatriz Alvim 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.