Rostos desfigurados: repúdio de imagens no espaço público
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p279-302Palabras clave:
Retrato, desfiguração, propaganda, Bergson, imagemResumen
Este artigo é sobre experienciar imagens como processo imagético interativo, como apontado por Bergson no livro Matéria e Memória, por meio de um aspecto dúbio do retrato fotográfico, em termos da sua recepção repudiada no espaço público. Apresentamos uma série de fotografias de quatro cidades latino-americanas que retratam rostos desfigurados intencionalmente. Recorrendo aos estudos de Deleuze, Bergson, Benjamin e Barthes, apontamos essas fotografias como testemunho documental de diferentes reações. As fotografias nos incitam a ir além do que os rostos desfigurados significam como signos icônicos, para serem vistas como indícios da interação dinâmica entre os retratos e os agentes desfigurantes anônimos, como uma imagem.
Descargas
Referencias
Abrasuamente1. (2012). Rede de intrigas (Network) 1976 – Estou muito p… e não vou mais aturar isso! [vídeo]. Recuperado de http://bit.ly/2WbutgA
Bailey, P. (2012). Losing face? The symbolism and treatment of facial mutilation. Wellcome News, 72. Recuperado de https://bit.ly/2WlGLTi
Barthes, R. (2001). Mitologias (R. Buongermino & P. de Souza, Trads.). Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil. (Obra original publicada em 1957)
Benjamin, W. (2006). Passagens (I. Aron & C. P. B. Mourão, Trads.). Belo Horizonte, MG: Editora UFMG.
Benjamin, W. (2009). Rua de mão única (Obras escolhidas, Vol. 2, Rubens R. Torres Filho & J. C. M. Barbosa, Trads.). São Paulo, SP: Brasiliense.
Bergson, H. (1999). Matéria e memória (P. Neves, Trad.). São Paulo, SP: Martins Fontes. (Obra original publicada em 1898)
Bloomberg. (2018). Facebook Cambridge Analytica Scandal: 10 Questions Answered. Fortune. Recuperado de https://bit.ly/2S4AFEs
Cadwalladr, C. (2018). ‘I made Steve Bannon’s psychological warfare tool’: meet the data war whistleblower. The Cambridge Analytica Files. Recuperado de http://bit.ly/2UDPYFe
Dawson, (2009). Francis Bacon: A terrible beauty. Recuperado de http://bit.ly/2WfbqBV
Deleuze, G. (1985). Cinema 1: A imagem-movimento (S. Senra, Trad.). São Paulo, SP: Brasiliense.
Deleuze, G. (1988). Foucault (C. S. Martins, Trad.). São Paulo, SP: Brasiliense. Deleuze, G. (1990). Cinema 2: A imagem-tempo (E. de A. Ribeiro, Trad.). São Paulo, SP: Brasiliense.
Deleuze, G. (2000). Diferença e repetição (L. Orlandi & R. Machado, Trads.). Lisboa, Portugal: Relógio D’água.
Deleuze, G. & Guattari, F. (1987). A thousand plateaus (B. Massumi, Trad.). Minneapolis, MN: Minnesota University Press.
Didi-Huberman, G. (1992). Ce que nous voyons, ce qui nous regarde. Paris, França: Edições de Minuit.
Fowler, R. (1991). Why did suffragettes attack works of art? Journal of Women History, 2 (3), 109-125.
Friedersdorf, C. (2017). How Breitbart Destroyed Andrew Breitbart’s Legacy. The Atlantic. Recuperado de https://bit.ly/2Aotu4a
Gosling, R. et al. (Produtores) & Gosling, R. (Diretor). (2014). Rio perdido [filme]. Estados Unidos: Bold Films, Marc Platt Productions, Phantasma.
Gottfried, H., Caruso, F. C. (Produtores), & Lumet, S. (Diretor). (1976). Rede de intrigas [filme]. Estados Unidos: Metro-Goldwyn-Mayer.
Islam & The Qur’an. (2018). Under what circumstances the hand of a thief can be cut off? Recuperado de http://bit.ly/2Px6k1o
James, W. (1907). Pragmatism: A new name for some old ways of thinking. Nova York, NY: Longmans, Green e Co.
McLuhan, M. (1995). Understanding Media. Cambridge, MA: MIT Press. (Obra original publicada em 1964)
Mitchell, W. J. T. (1984). What is an image? New Literary History, 15(3), 503-537.
Moten, F. (2003). In the break: The aesthetics of black radical tradition. Minneapolis, MN: Minnesota University Press.
Phillips, J., Phillips, M (Produtores), & Scorsese, M. (Diretor). (1976). Taxi driver [filme]. Estados Unidos: Bill/Phillips Productions, Italo/Judeo Productions.
Rebolledo, F. & Machado, A. (No prelo). Imagistic Projection as Relational Becoming. In G. Menotti & V. Crisp (Eds.), Practices of projection: Histories and technologies. Oxford, UK: Oxford University Press.
Robinson, N. J. (2018). What kills people. Current Affairs. Recuperado de http://bit.ly/2DBgLMv
Serres, M. (1982). Hermes: Literature, Science, Philosophy. Baltimore, MD: The Johns Hopkins University Press.
Skinner, P. (2015). Marking the face, curing the soul? Reading the disfigurement of women in the later Middle Ages. In N. K. Yoshikawa (Ed.), Medicine, Religion and Gender in Medieval Culture (pp. 181-201). Suffolk, UK: Boydell & Brewer. Recuperado de: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK311275/
Sontag, S. (2004). Sobre fotografia. São Paulo, SP: Companhia das Letras. (Obra original publicada em 1973)
South, R. (1866). Sermons preached upon several occasions. Nova York, NY: Hurd & Houghton.
Spinoza, B. (2009). Ética (T. Tadeu, Trad.). Belo Horizonte, MG: Autêntica. (Obra original publicada em 1677)
The Guardian. (2018). The Cambridge Analytica Files. Recuperado de http://bit.ly/2ZLBd76
University.it. (2018). The Daily Dictionary: “Culture,” Cambridge Analytica and Steve Bannon. Recuperado de https://bit.ly/2PhiMob
Varner, E. C. (2004). Mutilation and transformation: Damnatio memoriae and Roman Imperial portraiture. Leiden, NA: Brill.
West, S. (2004). Portraiture. Oxford, UK: Oxford University Press.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Matrizes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-SA 4.0) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista para fines no comerciales.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo: publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.