Publicística, a precursora das ciências da comunicação?

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i2p253-259

Palabras clave:

Publicística, ciência da comunicação na Alemanha, história dos estudos de comunicação

Resumen

Em Síntese de história da publicística - Estágios reflexivos da ciência da comunicação pública alemã, Francisco Rüdiger apresenta aos leitores de língua portuguesa importante contribuição ao estudo da história do pensamento comunicacional. Mostramos como o relato lança luz sobre as origens, formação e declínio deste projeto acadêmico até a década 1970, quando cedeu espaço às ciências da comunicação, hoje ciências da mídia. Avaliamos os méritos da obra e questionamos a pretensão  do autor em oferecer matéria para amparar sua suspeita: a publicística como precursora do campo acadêmico de comunicação.

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Biografía del autor/a

  • Otávio Daros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Jornalista no portal de notícias G1.

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Publicado

2019-09-02

Número

Sección

Resenhas de livros

Cómo citar

Daros, O. (2019). Publicística, a precursora das ciências da comunicação?. MATRIZes, 13(2), 253-259. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i2p253-259