A pátina do filme. Da reprodução cinemática do tempo à representação cinematográfica da história

Autores/as

  • Ivan Capeller Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p213-229

Palabras clave:

História, Cinema, Mímesis

Resumen

O artigo apresenta uma tentativa de sistematização das relações do cinema com a história. Quatro níveis possíveis de leitura da historicidade de um filme são analisados de acordo com o seu modo de inscrição do tempo na película, confrontando o caráter documental que todo filme apresenta ao seu aspecto codificado de texto. A tensão assim estabelecida no filme entre os seus processos (técnicos) de reprodução cinemática e os seus códigos (estéticos) de representação cinematográfica é pensada como um traço indicial que possibilita o seu posterior rastreamento a partir dos elementos autorreflexivos que se inscrevem, ora como documento, ora como texto, na película, de forma intencional ou não. Três filmes marcantes na história do cinema são relidos de acordo com suas posições acerca das relações entre o cinema e a história.

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Biografía del autor/a

  • Ivan Capeller, Universidade Federal Fluminense
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação pela mesma universidade.

Publicado

2011-12-15

Número

Sección

Em Pauta/Agenda

Cómo citar

Capeller, I. (2011). A pátina do filme. Da reprodução cinemática do tempo à representação cinematográfica da história. MATRIZes, 3(1), 213-229. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p213-229