Tipologias de imitação estética na propaganda

Autores/as

  • Gino Giacomini Giacomini-Filho USCS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p216-238

Palabras clave:

propaganda, imitação, inovação, estética publicitária

Resumen

O artigo objetiva propor tipologias conceituais que assinalem possibilidades de imitação estética na propaganda. Propor esta base conceitual é algo relevante por ser a prática imitativa na propaganda algo recorrente e de interesse no campo autoral e social. É um estudo exploratório que faz uso de pesquisa bibliográfica nos eixos temáticos de propaganda, imitação e elementos estéticos da comunicação publicitária. As tipologias encontradas foram: falsificação, pirataria, plágio, knockoff, adaptação e paródia. Abstract This text intends to propose conceptual typologies that show possibilities of aesthetic imitation in advertising. This conceptual base is important because imitate practice in advertising is something common and adds interests in the authorial and social fields. It is an exploratory study that uses bibliographical research about advertising, imitation and aesthetic elements of advertising. It was found six typologies: falsification, piracy, plagiarism, knockoff, adaptation and parody.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Gino Giacomini Giacomini-Filho, USCS
    Coordenador do Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Doutor e Livre-docente em Comunicação Social (ECA/USP). Docente na USCS (mestrado e graduação) e na ECA/USP (graduação). Autor dos livros "Consumidor versus Propaganda" (Summus, 2008) e "Ecopropaganda" (2004).

Publicado

2011-12-15

Número

Sección

Em Pauta/Agenda

Cómo citar

Giacomini-Filho, G. G. (2011). Tipologias de imitação estética na propaganda. MATRIZes, 4(2), 216-238. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i2p216-238