A imagem como outro do corpo: considerações acerca da antropologia da imagem em Hans Belting e Dietmar Kamper
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i3p139-159Mots-clés :
Imagem, Outro do corpo, Imanência do imaginárioRésumé
A proposta deste artigo é apresentar uma abordagem alternativa para as ciências da imagem, ainda pouco exploradas, que trabalham a partir da perspectiva do corpo. Partiremos da premissa bioantropológica de que corpo pede corpo e buscaremos pensar a imagem a partir da antropologia da imagem de Hans Belting, principalmente em relação à triangulação teórica de imagem, mídia e corpo, aliada à sociologia do corpo de Dietmar Kamper, cujo diagnóstico crítico da atual cultura midiática e de sua autorreferencialidade excessiva demonstra uma indesejada imanência do imaginário. Em torno deles orbitam autores que dão aporte ao diagnóstico kamperiano: Vilém Flusser, Günther Anders, Jean Baudrillard, Byung-Chul Han e Christoph Wulf.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Anders, G. (2002). Die Antiquiertheit des Menschen 1: Über die Seele im Zeitalter der zweiten industriellen Revolution. Munique, Alemanha: C. H. Beck.
Bachmann-Medick, D. (2016). Cultural turns: New orientations in the study of culture. Berlim, Alemanha: De Gruynter.
Baitello, N., Jr. (2005). A era da iconofagia: Ensaios de comunicação e cultura. São Paulo, SP: Hacker Editores.
Baitello, N., Jr. (2010). A serpente, a maça e o holograma: Esboços para uma teoria da mídia. São Paulo, SP: Paulus.
Baitello, N., Jr. (2017). De onde vem o poder das imagens que invadem nossas casas e nossos corpos. In C. F. Gianetti (Org.), Ecologia da imagem e dos media: Arte e tecnologia: Práticas e estéticas (pp. 55-64). Évora, Portugal: Editora Licorne.
Baudrillard, J. (1991). Simulacros e simulações. Lisboa, Portugal: Relógio d’Água.
Baudrillard, J. (2013). The intelligence of evil: Or the lucidity pact. Londres, Inglaterra: Bloomsbury.
Belting, H. (1990). Bild und Kult: Eine Geschiche des Bildes vor dem Zeitalter der Kunst. Munique, Alemanha: C. H. Beck.
Belting, H. (2000). Der zweite Blick: Bildgeschichte und Bildreflexion. Munique, Alemanha: W. Fink.
Belting, H. (2005). Por uma antropologia da imagem. Concinnitas, 1(8), 65-78.
Belting, H. (2007). Bilderfragen: Die Bildwissenschaften im Aufbruch. Munique, Alemanha: W. Fink.
Belting, H. (2014). Antropologia da imagem: Para uma ciência da imagem. Lisboa, Portugal: KKYM. (Obra original publicada em 2001)
Boehm, G. (Ed.). (2001). Was ist ein Bild? Munique, Alemanha: W. Fink.
Böhme, G. (2004). Theorie des Bildes: Was ist ein Bild? Munique, Alemanha: W. Fink.
Flusser, V. (1985). Ins Universum der technischen Bilder. Gotinga, Alemanha: European Photography.
Han, B.-C. (2014). A sociedade da transparência. Lisboa, Portugal: Relógio d’Água.
Han, B.-C. (2015). Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes.
Han, B.-C. (2016). Die Austreibung des Anderen: Gesellschaft, Wahrnehmung und Kommunikation heute. Frankfurt, Alemanha: Fischer.
Heilmair, A. F. (2012). O conceito de imagem técnica na comunicologia de Vilém Flusser (Dissertação de mestrado). Recuperado de https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4410
Heise, C. G. (2005). Persönliche Erinnerungen an Aby Warburg. Wiesbaden, Alemanha: Harassowitz. Jonas, H. (1961). Homo Pictor und die Differentia des Menschen. Zeitschrift für Philosophische Forschung, 15(2), 161-176. Recuperado de https://www.jstor.org/stable/20481187
Kamper, D. (1988). Hieroglyphen der Zeit: Texte vom Fremdwerden der Welt. Munique, Alemanha: Carl Hanser Verlag.
Kamper, D. (1994). Bildstörungen: Im Orbit des Imaginären. Stuttgart, Alemanha: Cantz.
Kamper, D. (1995). Unmögliche Gegenwart: Zur Theorie der Phantasie. Munique, Alemanha: W. Fink. Kamper, D. (1998). Bild. In G. Gebauer (Ed.), Anthropologie (pp. 203-213). Lípsia, Alemanha: Reclam Verlag.
Kamper, D. (1999). Ästhetik der Abwesenheit: Die Entfernung der Körper. Munique, Alemanha: W. Fink.
Kamper, D. (2011). Imagem. Recuperado de http://www.cisc.org.br/portal/jdownloads/KAMPER%20Dietmar/imagem.pdf
Kamper, D. (2016). Mudança de horizonte: O sol novo a cada dia, nada de novo sob o sol, mas… São Paulo, SP: Paulus.
Lescourret, M.-A. (2014). Aby Warburg ou la tentation du regard. Paris, França: Hazan.
Mitchell, W. J. T. (1995). Picture theory. Chicago, IL: Chicago Press.
Plessner, H. (1975). Die Stufen des Organischen und der Menschen: Einleitung in die philosophische Anthropologie. Berlim, Alemanha: Walter de Gruyter & Co.
Pross, H. (1972). Medienforschung: Film, Funk, Presse, Fernsehen. Darmstadt, Alemanha: Carl Habel.
Schulz, M. (2009). Ordnung der Bilder: Eine Einführung in die Bildwissenschaft. Munique, Alemanha: W. Fink.
Warburg, A. (2010). Werke. Frankfurt, Alemanha: Suhrkamp.
Wiesing, L. (2014). Artifizielle Präsenz: Studien zur Philosophie des Bildes. Frankfurt, Alemanha: Suhrkamp.
Wulf, C. (2004). Anthropologie: Geschichte, Kultur, Philosophie. Hamburgo, Alemanha: Rowohlt Verlag.
Wulf, C. (2013). Homo Pictor: Imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo, SP: Hedra.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.