Paulo Freire: a cidadania compreensiva
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i3p71-81Mots-clés :
Cidadania, Epistemologia, CompreensãoRésumé
O texto apresenta o conceito de epistemologia compreensiva como um legado dos ensinamentos do educador Paulo Freire, cujo centenário se comemora em 2021. A proposta está centrada na cidadania como possibilidade a ser alcançada e exercida no quotidiano, a partir não apenas da ideia de conscientização, mas principalmente de sensibilização. O sensível como força motriz capaz de produzir a definitiva vinculação entre as diversidades e a convivialidade harmônica entre as diferenças, vislumbrando-se a construção do horizonte utópico freiriano. Diante da constatação de falência do arcabouço das ordens e paradigmas racionais, elege-se o sensorium como instância capaz de produzir novas formas de cidadania e do sensível como força geradora.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Carvalho, J. M. (2004). Os bestializados da República. Companhia das Letras.
Freire, P. (1970). Le processus d’alphabetisation politique. IDOC, (40), 47-60. https://bit.ly/3yrwAzo
Freire, P. (1977). Extensão ou comunicação? [Extension or communication?]. Paz e Terra.
Freire, P. (1997). Professora sim, tia não: Cartas a quem ousa ensinar [Teachers as cultural workers]. Olho d’Água.
Habermas, J. (1998). L’inclusione dell’altro: Studi de teoria política. Feltrinelli.
Ianni, O. (1988). A sociologia e o mundo moderno. Educ.
Marshall, T. H. (1967). Cidadania, classe social e status. Zahar.
Merleau-Ponty, M. (2020). Fenomenologia da percepção [Phenomenology of perception]. Martins Fontes.
Silverstone, R. (2007). Media and morality: On the rise of the mediapolis. Polity.
Sousa Santos, B. (2007a). Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Boitempo.
Sousa Santos, B. (2007b). Um discurso sobre as ciências. Afrontamento.
Taylor, C. (1993). Radici dell’io: La costruzione dell’identitá moderna. Feltrinelli.
Walzer, M. (1998). Sulla tolleranza. Laterza.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.