Paulo Freire: a cidadania compreensiva

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i3p71-81

Mots-clés :

Cidadania, Epistemologia, Compreensão

Résumé

O texto apresenta o conceito de epistemologia compreensiva como um legado dos ensinamentos do educador Paulo Freire, cujo centenário se comemora em 2021. A proposta está centrada na cidadania como possibilidade a ser alcançada e exercida no quotidiano, a partir não apenas da ideia de conscientização, mas principalmente de sensibilização. O sensível como força motriz capaz de produzir a definitiva vinculação entre as diversidades e a convivialidade harmônica entre as diferenças, vislumbrando-se a construção do horizonte utópico freiriano. Diante da constatação de falência do arcabouço das ordens e paradigmas racionais, elege-se o sensorium como instância capaz de produzir novas formas de cidadania e do sensível como força geradora.

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Biographie de l'auteur

  • Raquel Paiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora visitante da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social.
    Rio de Janeiro – RJ, Brasil

Références

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Publiée

2021-12-15

Numéro

Rubrique

Comunicação para além dos comunicados

Comment citer

Paiva, R. (2021). Paulo Freire: a cidadania compreensiva. MATRIZes, 15(3), 71-81. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i3p71-81