A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i2p257-276Mots-clés :
Imagem, Apropriação artística, RefugiadosRésumé
Incoming (2017), do fotógrafo e cineasta Richard Mosse, é uma instalação artística multicanal que se baseia no sistema de detecção térmica de uma potente e restrita câmera de vigilância militar, adaptada por Mosse para observar campos de refugiados no sul da Europa. There Will Be No More Night (2020), filme da cineasta Éléonore Weber, aciona registros de operações militares filmados desde aeronaves bélicas em ações de rastreamento e ataque, utilizando imagens térmicas visualizadas nos capacetes dos pilotos. O presente trabalho é uma análise dos processos de apropriação artística do formato imersivo e multitela produzido pelo artista Richard Mosse, e o uso de arquivos militares em modulação cinematográfica, acionados como vestimenta tecnológica e imagens de vigilância no documentário da diretora Éléonore Weber.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Beiguelman, G. (2021). Políticas da Imagem: Vigilância e Resistência na Dadosfera. Ubu editora.
Brink, J., & Oppenheimer, J. (2012). Killer Images. Documentary Film, Memory and the Performance of Violence. Columbia University Press.
Català, J. M. (2012). El Murmullo de las Imágenes. Shangrila.
Chouliaraki, L., & Tijana, S. (2017). Rethinking media responsibility in the refugee crises: a visual typology of European news. Media, Culture & Society, (39). http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0163443717726163.
Comolli, J.-L. (2006). A última dança: como ser espectador de Memory of the Camps. Devires, 3(1). http://fafich.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/view/261.
Daney, S. (1991). Montage obligé. La guerre, du Golfe et petit écran. Cahiers du Cinéma, 442. https://www.cahiersducinema.com/produit/serge-daney/
Demos, T. J. (2013). The migrant image. The art and politics of documentary during global crisis. Durham University Press.
Didi-Huberman, G., & Giannari, N. (2017). Pasar, cueste lo que cueste. Shangrila.
Farocki, H. (2013). Desconfiar de las Imágenes. Caja Negra.
Honess Roe, A. (2013). Animated Documentary. Palgrave Macmillan.
Huyssen, A. (2014). Culturas do Passado-Presente: Modernismos, Artes Visuais, Políticas da Memória. Contraponto.
Jones, R. (2016). Violent borders: refugees and the right to move. Verso.
Lavoie, V. (2020). Qual visualidade para o êxodo em massa. Revista Interin, 25(2). https://interin.utp.br/index.php/i/article/view/2400
Levi, P. (1990). Os afogados e os sobreviventes. Paz e Terra.
Martin, N. (2019). As index and metaphor: Migration and the Thermal Imaginary in Richard Mosse’s Incoming. Culture Machine, 17. https://culturemachine.net/vol-17-thermal-objects/as-index-and-metaphor/
Mosse, R. (2017). Incoming. Mack.
Nash, M. (2005). Inmigrantes en nuestro espejo: inmigración y discurso periodístico en la prensa española. Icaria Antrazyt.
Santos, A. C. L., & Teixeira, R. T. (2019). Sobre paisagens conhecidas e corpos anônimos: memórias fotográficas do fluxo migratório no Mediterrâneo. Revista Rumores, 13(25). https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/148356
Saugmann, R. (2019). Military techno-vision: Technologies between visual ambiguity and the desire for security facts. European Journal of International Security, 1. Cambridge University Press.
Snow, J. Richard Mosse on the refugee crisis. Channel4.com. https:www.channel4.comnewsrichard-mosse-on-the-refugee-crisis
Tramontana, F. (2018). The conversation: migrants have crossed the mediterranean for centuries but they used to head from north to south. The Conversation, 2(1). https://theconversation.com/migrants-have-crossed-the-mediterranean-for-centuries-but-they-used-to-head-from-north-to-south-97287
Weber, E. (2020). There will Be no More Night. https://www.youtube.com/watch?v=5CBJgANNYjE.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Rafael Tassi Teixeira 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.