A mobilizacão de afetos nas finanças: humor, fracasso e discurso neoliberal nas páginas Faria Lima Elevator e Investidor da Depressão
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i2p81-99Mots-clés :
Comunicação, Consumo, Humor, Financeirização, DiscursoRésumé
Posto que os imperativos da financeirização demandam engajamento afetivo dos indivíduos aos produtos, o objetivo deste artigo é analisar as convocações midiáticas ao consumo operacionalizadas por perfis de Instagram de finanças que apelam ao humor. Recorremos ao método da Análise de Discurso de linha francesa para estudar alguns cruzamentos entre discursos nessas convocações midiáticas. Embora seus conteúdos pareçam caçoar de alguns lugares comuns da literatura de autoajuda financeira, há um aparato discursivo que legitima a norma ao contradizê-la. Trata-se de produções que, a partir do humor, validam certos tipos de comportamento em relação às finanças e constroem, através do discurso, um tipo de consumidor específico, ao naturalizar práticas e legitimar comportamentos vinculados à financeirização das relações econômicas a partir da comunicação.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Baccega, M. A. (2010). Comunicação/educação: relações com o consumo. Comunicação, Mídia e Consumo, 7(19), 49-65.
Berger, A. (2012) An Anatomy of Humor. Transaction Publishers.
Britto, R. R., Kistemann Jr. M. A., & Silva, A. M. (2015). Sobre discursos e estratégias em educação financeira. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 7(1), 177-208.
Butler, J. (2021). Discurso de ódio. Unesp.
Casaqui, V. (2020). Os futuristas estão chegando: o futurismo como fenômeno midiático, cultura empreendedora e inspiração. Famecos, 27(1), 1-17.
Chua, C. (2021). Successful failure: The marketisation of failure in an entrepreneurial economy. Journal of Consumer Culture, 22(3). https://doi.org/
1177/14695405211013989
Dardot, P., & Laval, C. (2016). A nova razão do mundo. Boitempo.
Grün, R. (2013). A dominação financeira no Brasil contemporâneo. Tempo Social, 25(1), 179-213.
Haro, F. (2013). Se não cuidarmos de nós, ninguém cuidará: Autoajuda financeira e racionalidade política neoliberal. Revista Crítica de Ciências Sociais, 1(17), 111-134.
Leite, E. (2017). A ressignificação da figura do especulador-investidor e as práticas de educação financeira. Civitas, 17(1), 114-130.
Leite, E. (2021). Autoajuda financeira: governamentabilidade neoliberal e a produção de sujeitos. Sociologia & Antropologia, 11(1), 331-336.
Maingueneau, D. (2005) Gênese dos discursos. Criar Edições.
Maman, D., & Rosenhek, Z. (2022). Governing individuals’ imaginaries and conduct in personal finance: The mobilization of emotions in financial education. Journal of Consumer Culture, 23(1). https://doi.org/
1177/14695405211069952
Prado, J. L. A. (2013). Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais. EDUC.
Safatle, V. (2008a). Por uma crítica da economia libidinal. Ide, 31(46), 16-26.
Safatle, V. (2008b). Sobre um riso que não reconcilia: notas a respeito da ideologia da ironização. A Parte Rei, 55(1), 1-13.
Safatle, V. (2016). O circuito dos afetos. Autêntica.
Santos, M. (2001). Por uma outra globalização: Do pensamento único à consciência universal. Record.
Stafuzza, G., & Pereira, M. (2021). Sentidos do discurso coaching financeiro no enunciado vídeo publicitário ‘Meu nome é Bettina’ e possibilidade de cotejo. Estudos da Linguagem, 29(3), 1685-1716.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Eliza Bachega Casadei 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans ce journal acceptent les termes suivants:
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, le travail étant concédé simultanément sous la licence Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) qui permet le partage de l'œuvre avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue à des fins non commerciales.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de l'ouvrage publiée dans cette revue (par exemple, publication dans un référentiel institutionnel ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité et de la publication initiale dans cette revue.