Estudos de software televisuais: uma extensão dos estudos de produção

Autori

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p151-171

Parole chiave:

Processo de engenharia de software, gerenciamento de projetos e pessoas, múltiplas telas, práticas de produção de TV, apps

Abstract

Este artigo brevemente apresenta a necessidade potencial de desenvolver uma extensão para os estudos de produção (intitulada aqui como estudos de software televisuais). Tal extensão engloba processos relacionados à gestão, integração e sincronização de desenvolvimento de software, que seriam executados por produtores de TV durante a produção dos programas televisivos para posterior fornecimento de companion apps pelas emissoras para sincronização de anúncios publicitários entre telas. É argumentado que, apesar de a alternativa complexificar a produção de TV, ela pode também minimizar o risco de que a distração da audiência durante suas materializações de experiências de múltiplas telas promova uma redução no patrocínio dos programas de TV.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Carlos Eduardo Marquioni, Universidade Tuiuti do Paraná

    Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná.

Riferimenti bibliografici

Alvarez-Monzoncillo, J. M. (2011). Watching the internet: The future of TV? Lisboa, Portugal: Media XXI.

Anderson, B. (1991). Imagined communities: Reflections on the origin and spread of nationalism. Londres, Inglaterra: Verso.

Blake, J. (2017). Television and the second screen: Interactive TV in the age of social participation. Londres, Inglaterra: Routledge Taylor and Francis Group.

Carneiro, R. G. (2012). Publicidade na TV digital: Um mercado em transformação. São Paulo, SP: Aleph.

Chrissis, M. B., Konrad, M., & Shrum, S. (2010). CMMI for Development: Guidelines for process integration and product improvement. Boston, MA: Addison-Wesley.

Colletti, G., & Materia, A. (2012). Social TV: Guida ala nuova TV nell’era di Facebook e Twitter. Milão, Itália: Gruppo 24 Ore.

Douglas, P. (2015). Future of television: Your guide to creating TV in the new world. Studio City, CA: Michael Wiese Productions.

Gillezeau, M., & Saunders, E. (2013). Hands on: All media producing (advice and experiences). Sydney, Austrália: Firelight Productions.

Gray, J., & Lotz, A. D. (2012). Television studies. Cambridge, Inglaterra: Polity Press.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2015). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal: 2013. Rio de Janeiro, RJ: IBGE. Recuperado de https://bit.ly/2SiJOvP

Jacobson, I., Booch, G., & Rumbaugh, J. (1999). The Unified software development process: The complete guide to the Unified Process from the original designers. Boston, MA: Addison-Wesley.

Lotz, A. D. (2009). Industry-level studies and the contributions of Gitlin’s Inside Prime Time. In V. Mayer, M. J. Banks, & J. T. Caldwell (Eds.), Production studies: Cultural studies of media industries (pp. 25-38). Nova York, NY: Routledge.

Mann, D. (2009). It’s not TV, it’s brand management TV: the collective author(s) of the Lost franchise. In V. Mayer, M. J. Banks, & J. T. Caldwell (Eds.), Production studies: Cultural studies of media industries (pp. 99-114). Nova York, NY: Routledge.

Marquioni, C. E. (2016). Programas jornalísticos na TV aberta brasileira: Entre atualizações da experiência televisual e a manutenção de antigos contratos de leitura. Jundiaí, SP: Paco Editorial.

Marquioni, C. E. (2017a). A experiência de segunda tela e o modelo de negócios suportado por publicidade: A sincronização de anúncios entre telas (o caso brasileiro de SuperStar). Intercom, 40(3), 129-150. doi: https://doi.org/10.1590/1809-5844201738

Marquioni, C. E. (2017b). Apontamentos para integração e sincronização entre a produção de TV e o desenvolvimento de software: A experiência de segunda tela e o desenvolvimento de apps. Revista GEMInIS, 8(3), 44-67. Recuperado de https://bit.ly/35VF0lH

Marquioni, C. E. (2018a). Da produção de TV após o desenvolvimento e fornecimento de apps pelas emissoras: Com múltiplas telas vêm múltiplas redefinições operacionais. Trabalho apresentado no 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Joinville, SC. Recuperado de https://bit.ly/2TiKAJV

Marquioni, C. E. (2018b). Sobre preparação cultural, atenção e distração nos modos de assistir TV: Uma análise do caso da experiência de múltiplas telas. Conexão, 17(33), 39-59. Recuperado de https://bit.ly/35Yux95

Marquioni, C. E. (2019a). A experiência de múltiplas telas e o modelo de negócios de venda de audiências: Apontamentos para repensar a publicidade no ecossistema de TV reconfigurado. In R. Cunha & T. Burgos (Orgs.), Interfaces contemporâneas no ecossistema midiático (pp. 62-74). Lisboa, Portugal: Ria Editorial.

Marquioni, C. E. (2019b). On software and television: Analyzing a minimal process for software requirements specification by TV broadcasters. Estudos em Comunicação, (29), 53-64. doi: https://doi.org/10.25768/fal.ec.n29.a04

Marx, K. (2010). Economic & philosophic manuscripts of 1844. Recuperado de https://bit.ly/2R6uT7i

Mayer, V. (2009). Bringing the social back in: Studies of production cultures and social theory. In V. Mayer, M. J. Banks, & J. T. Caldwell (Eds.), Production studies: Cultural studies of media industries (pp. 15-24). Nova York, NY: Routledge.

Mayer, V., Banks, M. J., & Caldwell, J. T. (2009). Production studies: Cultural studies of media industries. Nova York, NY: Routledge.

Pressman, R., & Maxim, B. R. (2015). Software engineering: A practitioner’s approach. Nova York, NY: McGraw-Hill.

Project Management Institute. (2013). A guide to the Project Management Body of Knowledge: PMBOK Guide (5a ed.). Newtown Square, PA: PMI.

Proulx, M., & Shepatin, S. (2012). Social TV: How marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media, and mobile. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons. Savage, C. M. (1996). Fifth generation management. Boston, MA: Butterworth-Heinemann.

Tussey, E. (2014). Connected viewing on the second screen: The limitations of the living room. In J. Holt & K. Sanson (Eds.), Connected viewing: Selling, streaming, & sharing media in the digital era (pp. 202-216). Nova York, NY: Routledge.

Vendas de smartphones saltam 99,6% no primeiro semestre no Brasil. (2013). ComputerWorld. Recuperado de https://bit.ly/34NB4CY

Williams, R. (1989). Culture is ordinary. In R. Gable (Ed.), Resources of hope: Culture, democracy, socialism (pp. 3-18). Londres, Inglaterra: Verso.

Williams, R. (2001). The long revolution. Peterborough, Inglaterra: Broadview.

Williams, R. (2005). Television: Technology and cultural form. Padstow, Inglaterra: Routledge Classics.

Wolff, M. (2015). Television is the new television: The unexpected triumph of old media in the digital age. Nova York, NY: Portfolio/Penguin.

Pubblicato

2020-05-07

Fascicolo

Sezione

Em Pauta/Agenda

Come citare

Marquioni, C. E. (2020). Estudos de software televisuais: uma extensão dos estudos de produção. MATRIZes, 14(1), 151-171. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i1p151-171