A presença do alemão na paisagem linguística de uma cidade do interior de SP: discussão, aplicação e possibilidades pedagógicas

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-883727521

Schlagwörter:

Paisagem Linguística, Spot German, ensino de língua alemã

Abstract

A Paisagem Linguística, área de pesquisa relativamente recente, trata da forma escrita das línguas visível no espaço público. A metodologia de coleta de dados engloba fotografar e documentar os diferentes tipos de suporte, de línguas e suas funções no espaço urbano. As pesquisas em Paisagem Linguística geralmente consideram a presença simultânea de várias línguas ou variedades e sua relação umas com as outras, porém, dentro da abordagem denominada Spot German, não necessariamente utilizada com fins acadêmicos, a coleta de dados pode ser realizada com um objetivo específico, sem documentação de todos os sinais visíveis. Assim, neste artigo, discorro sobre as características, definições e diferenças entre as abordagens e apresento brevemente as possíveis fontes de coleta de dados com base em pesquisas realizadas em diversos países. Além disso, trago como exemplo de aplicação a língua alemã em sua relação com o espaço próximo a um colégio alemão e sua possível influência na paisagem linguística da cidade na qual se encontra. Por fim, apresento possibilidades pedagógicas para explorar a paisagem linguística no ensino de línguas, que oferece oportunidade de investigar a relação da cidade e das pessoas com as línguas do entorno, da mesma forma que apresenta inúmeras entradas para exploração didática.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

ASSOCIAÇÃO DE PRESERVAÇÃO HISTÓRICA DE VALINHOS. Fotos que marcaram época. Disponível em: <http://www.historiavalinhos.com.br/Fotosmarcaramepoca.aspx> Acesso em: 25 de agosto de 2021.

BACKHAUS, P. Multilingualism in Tokyo. A look into the linguistic landscape. In: GORTER, D. (org.). Linguistic Landscape. A New Approach to Multilingualism. Clevedon: Multilingual Matters, 2006, 52-66.

BUSCH, B. Mehrsprachigkeit. Wien: Facultas, 2013.

COLÉGIO PORTO SEGURO. Apresentação - Unidade Valinhos - Colégio Visconde de Porto Seguro. Disponível em: <https://portoseguro.org.br/conteudo/detalhe/campus/valinhos/apresentao>. Acesso em: 15 maio de 2021.

DONATO, H. Colégio Porto Seguro: ponte entre duas culturas, 1878-1993. São Paulo: Empresa das Artes, 1993.

EICKMANS, H.; ZIEGLER, E. Visuelle Mehrsprachigkeit in Dortmund. In: DENKLER, M.; HARTMANN, D.; MENGE, H. (org.). Dortmund – sprachliche Vielfalt in der Stadt. Köln: Böhlau, 2018, 313-339.

FOLHA DE VALINHOS. Italianos em Valinhos: do figo roxo à emancipação. Disponível em: <https://www.folhadevalinhos.com.br/artigos/valinhos/cidade/italianos-em-valinhos-do-figo-roxo-emancipacao>. Acesso em: 2 de setembro de 2021.

GOOGLE MAPS. Valinhos 2021a.

GOOGLE MAPS. Kreativ Valinhos 2021b.

GORTER, D. Linguistic landscapes and trends in the study of schoolscapes. Linguistics and Education 44, 2018: 80-85.

HEIMRATH, R. Spot German in Malta - Spurensuche an allen Ecken und Enden. In: MARTEN, H.; SAAGPACK, M. (Hrsg.): Linguistic Landscapes und Spot German an der Schnittstelle von Sprachwissenschaft und Deutschdidaktik. München: iudicium, 2017.

IBGE. IBGE Cidades | São Paulo | Valinhos | Panorama. 2021a. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/valinhos/panorama>. Acesso em: 15 de maio de 2021.

IBGE. IBGE | Cidades | São Paulo | Valinhos | Histórico. 2021b. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/valinhos/historico>. Acesso em: 15 de agosto de 2021.

IVKOVIC, D. E LOTHERINGTON, H., Multilingualism in cyberspace: conceptualising the virtual linguistic landscape. International Journal of Multilingualism, volume 6, Nr.1, 2009, 17-36.

LAZDIŅA, S. e MARTEN, H. The “Linguistic Landscape” Method as a Tool in Research and Education of Multilingualism: Experiences from a Project in the Baltic States. Multilingualism Proceedings of the 23rd Scandinavian Conference of Linguistics Uppsala. Västerås: Edita Västra Aros, 2009.

MACHADO, L. E RADÜNZ, W. A pesquisa da língua alemã em cemitérios do sul do Brasil. In: CAPOVILLA, E., ARENDT, I., WITT, M. E SANTOS, R. (Org.). Festas, comemorações e rememorações na imigração. São Leopoldo: Oikos Ltda, 2014: 540-551.

MARTEN, H. Deutsch in den Linguistic Landscapes des Baltikums und Spot German in Zypern - Gemeinsamkeiten und Grenzen beider Ansätze. In: MARTEN, H.; SAAGPACK, M. (Hrsg.): Linguistic Landscapes und Spot German an der Schnittstelle von Sprachwissenschaft und Deutschdidaktik. München: iudicium, 2017.

MIGLIORANZA, E. Condomínios fechados: Localizações de pendularidade. Um estudo de caso no município de Valinhos, SP. (Dissertação de Mestrado). Campinas: Unicamp, 2005.

MOTTA, D.; MATA, D.. A importância da cidade média. Desafios do desenvolvimento. Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, v. ano 6, n. Edição 47, 2009.

PREFEITURA DE VALINHOS. História | Prefeitura Municipal de Valinhos. Disponível em: <http://www.valinhos.sp.gov.br/nossa-cidade/historia>. Acesso em: 15 maio. 2021.

SAAGPACK, M. Linguistic-Landscapes-Projekte in der Schule und an der Universität. Plädoyer für die Einbeziehung lokalen deutschsprachigen Geschichte in den Deutschunterricht in Estland. Der Deutschunterricht, n. 4, 2018: 37-43.

SAYER, P. Using the Linguistic Landscape as a Pedagogical Resource. ELT Journal, v. 64, n. 2, 2010: 143-154.

SOARES, M. S.; LOMBARDI R. S. e SALGADO, A. C. P. Paisagem linguística e repertórios em tempos de diversidade: uma situação em perspectiva. Calidoscópio, v. 14, n. 2, São Leopoldo-RS: Unisinos, 2016: 209-218.

Veröffentlicht

2024-02-11

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Zitationsvorschlag

DINI, Nádia Cristina. A presença do alemão na paisagem linguística de uma cidade do interior de SP: discussão, aplicação e possibilidades pedagógicas. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 52, p. 1–22, 2024. DOI: 10.11606/1982-883727521. Disponível em: https://www.journals.usp.br/pg/article/view/221942.. Acesso em: 18 may. 2024.