Dieta de larvas de Ambystoma rivulare (Caudata: Ambystomatidae), uma salamandra ameaçada de Volcán Nevado de Toluca, México

Autores

  • Julio A. Lemos-Espinal Universidad Nacional Autónoma do México
  • Geoffrey R. Smith Denison University
  • Guillermo A. Woolrich-Piña Laboratorio de Paleontología y Geobiología, ESIA Ticomán - IPN
  • Raymundo Montoya-Ayala Universidad Nacional Autónoma do México

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v14i1p33-41

Palavras-chave:

conteúdo estomacal, estômagos vazios, nemátodes, ostrácodes.

Resumo

Várias espécies de salamandra do gênero Ambystoma ocorrem nas montanhas em torno da Cidade do México e são consideradas em risco de extinção. Contudo, pouco é conhecido sobre sua ecologia e história natural. Ambystoma rivulare é classificada como Deficiente em Dados pela IUCN e considerada Ameaçada pela lei mexicana. De outubro de 2013 a setembro de 2014 examinamos a dieta de larvas de A. rivulare de um riacho de Volcán Nevado de Toluca, México, para obter informações sobre a adequabilidade do habitat para sustentar essa população de salamandras. Ostrácodes responderam por cerca de 90% de todos os itens alimentares consumidos pelas larvas de A. rivulare. O número de ostrácodes encontrado nos estômagos aumentou com o tamanho corpóreo dos indivíduos, mas a proporção de ostrácodes não variou com o tamanho do corpo. Nemátodes foram observados em cerca de 1/3 dos estômagos examinados. A diversidade de presas na dieta de A. rivulare no riacho estudado é baixa e dominada por um único táxon, ostrácodes. Nossos resultados sugerem que, se as condições ambientais do riacho mudarem de maneira que os ostrácodes sejam negativamente afetados, a persistência de longa duração dessa população poderá tornar-se ameaçada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julio A. Lemos-Espinal, Universidad Nacional Autónoma do México
    Laboratorio de Ecología - UBIPRO, Facultad de Estudios Superiores Iztacala, Av. Los Barrios 1, Los Reyes Iztacala, Tlalnepantla, Estado de México, 54090, Mexico.
  • Geoffrey R. Smith, Denison University
    Department of Biology, Denison University, Granville, Ohio 43023, USA.
  • Guillermo A. Woolrich-Piña, Laboratorio de Paleontología y Geobiología, ESIA Ticomán - IPN
    Laboratorio de Paleontología y Geobiología, ESIA Ticomán - IPN, Av. Ticomán 600, Col. Ticomán, D.F. 07340, Mexico.
  • Raymundo Montoya-Ayala, Universidad Nacional Autónoma do México
    Laboratorio de Cómputo - UBIPRO, Facultad de Estudios Superiores Iztacala, Av. Los Barrios 1, Los Reyes Iztacala, Tlalnepantla, Estado de México, 54090, Mexico.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lemos-Espinal, J. A., Smith, G. R., Woolrich-Piña, G. A., & Montoya-Ayala, R. (2015). Dieta de larvas de Ambystoma rivulare (Caudata: Ambystomatidae), uma salamandra ameaçada de Volcán Nevado de Toluca, México. Phyllomedusa: Journal of Herpetology, 14(1), 33-41. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v14i1p33-41