Educacionalização do direito de punir

Uma análise sociológica da emergência do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo)

Autores/as

  • Vítor Gonçalves Queiroz de Medeiros Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2020.155330

Palabras clave:

SINASE, Adolescente infrator, Punição, Discurso, Direitos Humanos

Resumen

A partir do documento-base, da legislação pertinente e dos discursos de atores estatais, é possível listar três disjunções do SINASE em relação sistema das FEBEM’s: intersetorialização, interdisciplinarização e parametrização ética do atendimento. Sua soma resulta em uma educacionalização do direito de punir. Este artigo propõe uma análise deste processo em sua constituição e seus efeitos.

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Publicado

2024-09-19

Cómo citar

Medeiros, V. G. Q. de. (2024). Educacionalização do direito de punir: Uma análise sociológica da emergência do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo). Plural, 27(1), 282-304. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2020.155330