Título universitário e aspirações profissionais

Autores/as

  • Rachel de Castro Almeida Pontifícia Universidade Católica - MG

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2011.74493

Palabras clave:

Jovens, trabalho, valores do trabalho.

Resumen

Os jovens brasileiros vivenciam, atualmente, uma tensão por terem mais anos de estudo do que a geração precedente e, no entanto, depararem-se com um mercado mais competitivo e seletivo. Essa tensão altera a relação linear entre diploma de ensino superior, posição social e rendimento. Tudo aponta para que, em vários segmentos da sociedade brasileira, os jovens tendam a encontrar crescentes barreiras para reproduzir o padrão de vida de seus pais, mesmo alcançando níveis de escolaridade mais elevados. O que está orientando as aspirações profissionais dos alunos e egressos do ensino superior? Este artigo pretende avançar na construção de um caminho metodológico para avaliar os impactos desse cenário, percorrendo os estudos acerca da inserção profissional inspirados na noção de “valores do trabalho”

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Biografía del autor/a

  • Rachel de Castro Almeida, Pontifícia Universidade Católica - MG

    Pós-doutoranda pelo Cesnova-UNL, professora da PUC-Minas e coordenadora da Equipe de Tutoria da Associação Internacional de Educação Continuada – Aiec.

Publicado

2011-12-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Almeida, R. de C. (2011). Título universitário e aspirações profissionais. Plural, 18(2), 9-26. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2011.74493