Razão e afetividade: a saída de Prometeu e a entrada de Orfeu no cenário social

Autores/as

  • Nilza Maria Alvarenga Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.1998.76245

Palabras clave:

cinema, modernidade, razão, afetividade, mudança social.

Resumen

Este artigo explora as tendências delineadas no processo de mudanças sociais em curso nas sociedades capitalistas ocidentais. Estas sociedades têm em comum uma dimensão simbólica que que abrange representações tais como racionalidade, objetividade, pragmatismo, impessoalidade, utilitarismo, disciplina e neutralidade afetiva. Uma alteração nesse núcleo implica uma revolução no seu modo de ser social. Dentre as diversas tendências, privilegiamos a que aponta para uma reonciliação entre a razão e a afetividade. O universo de análise escolhido é o cinema, por suas características intrínsecas de internacionalismo e de diálogo com as questões cruciais do movimento social. Apresenta-se a análise do filme Bagdá Café.

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Biografía del autor/a

  • Nilza Maria Alvarenga, Universidade Federal de Uberlândia

    Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado

1998-12-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Alvarenga, N. M. (1998). Razão e afetividade: a saída de Prometeu e a entrada de Orfeu no cenário social. Plural, 5, 88-98. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.1998.76245