"É muito duro esse trabalho": interação e conflito em um serviço de atendimento básico em saúde

Autores

  • Marcos Júnior Santos de Alvarenga Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i5p6-20

Palavras-chave:

conflito, interação, atendimento ao paciente

Resumo

A proposta do presente artigo é de entender a relação que funcionários da saúde estabelecem com seus pacientes no cotidiano de trabalho em um Centro de Saúde do Distrito Federal, à luz dos limites e possibilidades das teorias desenvolvidas por Alfred Schutz e Georg Simmel. A pesquisa esteve vinculada a um Projeto de Extensão onde foram realizadas 29 entrevistas individuais com os funcionários do Centro, servindo assim para mapear o campo e circunscrever a problemática. Ao vincular as entrevistas à teoria socioantropológica presente nos escritos de Schutz e Simmel, busco apresentar profícuas ferramentas analíticas para pensarmos questões relacionadas às representações e às relações que são vivenciadas pelos trabalhadores em seu cotidiano de trabalho. Pretendo abordar um dos pontos que me chamaram mais a atenção durante a análise das entrevistas: os conflitos que se estabelecem na relação funcionário/paciente. Serão usados os limites das ideias de conflito e de estrutura de grupo desenvolvidas por Simmel, e a ideia de interação entre grupos utilizada nos trabalhos de Schutz. A partir daí, procuro entender as percepções que os funcionários do Centro teceram acerca de seus pacientes e de sua interação com eles, e descrever a construção da figura do paciente que chega “armado” nos serviços de saúde. Ao final do texto, faço uma síntese do que foi o trabalho até então e aponto os limites da pesquisa, bem como seus possíveis desdobramentos etnográficos.

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Biografia do Autor

  • Marcos Júnior Santos de Alvarenga, Universidade de Brasília (UnB)
    Bacharel em Ciências Sociais - Habilitação em Antropologia. Cursando na data da submissão o 7° Período.

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Publicado

2013-11-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alvarenga, M. J. S. de. (2013). "É muito duro esse trabalho": interação e conflito em um serviço de atendimento básico em saúde. Primeiros Estudos, 5, 6-20. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i5p6-20