Inovação na gestão da informação: evidências empíricas no setor de transporte público urbano
Palavras-chave:
Inovação, Sistemas de informação, Bilhetagem Eletrônica, Transporte coletivo urbano.Resumo
O acesso a tecnologias de informação constitui-se em vantagem competitiva gerencial tanto pelas melhorias de gestão como pela geração do conhecimento e inovação. A proposta deste estudo consistiu em analisar de que forma a gestão estratégica da informação pode proporcionar melhorias inovadoras em um grupo de empresas do setor de transporte coletivo urbano de passageiros da região metropolitana de Porto Alegre. As análises foram baseadas em pesquisa após a implantação de um sistema informatizado do controle das operações de aquisição e uso de passagens via cartão eletrônico. Para identificação dos resultados foi realizada análise de conteúdo, que uniformizou os dados empíricos coletados, criando uma síntese das opiniões dos respondentes e do material bibliográfico. O conjunto de verificações empíricas evidenciou que o gerenciamento estratégico da informação ocorrido com a Bilhetagem Eletrônica, nas empresas de transporte coletivo de passageiros da Região Metropolitana de Porto Alegre, possibilitou à redução de falhas operacionais, melhorias dos serviços e do sistema de controle e manutenção da competitividade e lucratividade das empresas. Ressalta-se também que o sistema de Bilhetagem Eletrônica exerceu um papel estratégico permitindo a utilização de controles que aumentam a eficácia do sistema tanto por parte das empresas como pelo poder público, sendo a Bilhetagem Eletrônica considerada como uma forma inovadora de gerenciar as operações de compra, venda e utilização de passagens no transporte coletivo urbano.Downloads
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Publicado
2012-12-22
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Inovação na gestão da informação: evidências empíricas no setor de transporte público urbano. (2012). INMR - Innovation & Management Review, 9(4), 21-43. https://www.journals.usp.br/rai/article/view/79288