Reflexões acerca do papel do desporto na universidade

análises a partir do discurso do sujeito coletivo

Authors

  • Gabriel Dambros Universidade Federal de Itajubá
  • Vilma Leni Nista-Piccolo Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201700030683

Keywords:

Desporto; Universidade; Futsal; Técnico Desportivo

Abstract

O desporto é um patrimônio da humanidade e, como tal, integra as atividades desenvolvidas em uma Universidade. Nesse estudo objetivamos desvelar a importância do desporto em uma IES, a partir do desenvolvimento da modalidade futsal enquanto representação universitária competitiva. A pesquisa foi constituída de um estudo de caso, mediante um delineamento qualitativo, utilizando como instrumento as entrevistas. Para a análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Verificamos que os jogadores ressaltam em seus discursos o desporto na Universidade como uma atividade educativa; revelam aspectos importantes para o desenvolvimento das equipes de representação competitiva; e apontam que as ideias defendidas pela Pedagogia do Desporto consistem em diretrizes norteadoras para elaboração de ações pedagógicas promovidas pelos treinadores. Os gestores relatam a contribuição do desporto para a formação educacional dos alunos, mas reclamam da ausência de um projeto político institucional que possa consolidar o desporto para essa finalidade. As informações encontradas na opinião destes pesquisadores revelaram muitas incoerências entre os discursos e a realidade desportiva na IES pesquisada. Observamos que essa Universidade apresenta um trabalho eficaz no desenvolvimento do desporto universitário, porém, não o identificamos como atividade integrante do projeto de formação profissional que a instituição oferece. De certo modo, isso dificulta as ações dos professores de Educação Física presentes na IES, que buscam integrar as práticas desportivas na trajetória acadêmica dos graduandos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-08-02

Issue

Section

Articles

How to Cite

Dambros, G., & Nista-Piccolo, V. L. (2018). Reflexões acerca do papel do desporto na universidade: análises a partir do discurso do sujeito coletivo. Brazilian Journal of Physical Education and Sport, 31(3), 683-707. https://doi.org/10.11606/1807-5509201700030683