Morphological and Geological Conditioning Factors on Shallow Landslides in Santo Antonio Basin, Caraguatatuba/SP

Authors

  • Helen Cristina Dias Universidade de São Paulo
  • Vivian Cristina Dias Universidade de São Paulo
  • Bianca Carvalho Vieira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132714

Keywords:

Basin, Morphology, Geology, Serra do Mar.

Abstract

The aim of this paper was to analyze the influence of morphological and geological parameters on the landslides occurrence on Santo Antônio basin, which was highly affected by landslides and debris flow in 1966/1967 summer season. The production of morphological and geological maps were based on a high-resolution (5 m²) digital elevation model (DEM) and a detailed geological map of Mineral Resources Research. From this, it was made an evaluation based on analysis of an agreement between predicted susceptibility and the landslide scar’s map from aerial photographs and orthophotos from 1973. The results showed concave slopes and angles > 30º as the most susceptible areas. Thus, it is possible verify preferred classes to landslide occurrence on Santo Antônio basin, an important factor to future risk mapping of the area.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Helen Cristina Dias, Universidade de São Paulo
    Mestranda no Programa de Pós - Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo, possui graduação no curso de Bacharelado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e no curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade de Educação, ambas na Universidade de São Paulo. Realizou estágio no Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo (IGC-SP). Foi bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com o projeto Caracterização morfológica e geológica de bacias hidrográficas: contribuição para estudos de escorregamentos no município de Caraguatatuba.Tem interesse na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física.
  • Vivian Cristina Dias, Universidade de São Paulo
    Mestranda em Ciências (Programa de Pós-graduação em Geografia Física) na Universidade de São Paulo. Graduada no curso de Bacharelado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2009-2014) e no curso de Licenciatura Plena em Geografia (2012-2014) pela Faculdade de Educação, ambas na Universidade de São Paulo. Realizou estágio na Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano de São Paulo (EMPLASA) e no Instituto Geológico do Estado de São Paulo (IG). Foi bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com o projeto "Análise da influência dos parâmetros morfológicos e morfométricos na geração de corridas de detritos em Caraguatatuba (SP)". Tem interesse na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física.
  • Bianca Carvalho Vieira, Universidade de São Paulo
    Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado e Doutorado na área de Organização e Gestão Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRJ. Atualmente é professora Doutora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. É responsável pelas disciplinas Geomorfologia I e Geomorfologia II na Graduação e "Movimentos de Massa: conceitos, fatores condicionantes e métodos de previsão? no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física. Foi membro da Diretoria da União da Geomorfologia Brasileira entre 2004 e 2012 e do Comitê Executivo da International Association of Geomorphologists (IAG) entre 2009 e 2013. Recebeu em 2009 o prêmio Jean Tricart do Grupo Francês de Geomorfologia durante a 7th International Conference on Geomorphology. Atualmente é Chair do Geomorphological Hazards Working Group da IAG

Published

2017-06-27

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Dias, H. C., Dias, V. C., & Vieira, B. C. (2017). Morphological and Geological Conditioning Factors on Shallow Landslides in Santo Antonio Basin, Caraguatatuba/SP. Revista Do Departamento De Geografia, spe, 157-163. https://doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.132714