OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E O PLANEAMENTO URBANO SAUDÁVEL NA AMADORA

Authors

  • Paula Santana Universidade de Coimbra
  • Cláudia Costa Universidade de Coimbra
  • Adriana Loureiro Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v0i0.526

Keywords:

Healthy Urban Planning, Geographic Information Systems, Results in Health, Health Policies, Indicators

Abstract

Health is a strategic theme for national development; therefore intervention in society can only be sustained and effective if it is a result of trustworthy, reliable, adequate and timely information. And that is what Geographic Information Systems (GIS) have contributed for. A work will be presented regarding the influence of the context on population's health (municipality of Amadora), thus illustrating the applicability of GIS to a local analysis scale, with the purpose of building indicators which allow us to know the territory, its potentials and its limitations, applicable in healthy urban planning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Paula Santana, Universidade de Coimbra
    Geógrafa. Doutorada em Geografia e Professora Catedrática da Universidade de Coimbra. Tem-se dedicado à docência e investigação da geografia da saúde e do planeamento urbano sustentável, com destaque para a associação entre os aspectos de contexto e de composição e a saúde e bem–estar da população. A relevância destes temas tem-se traduzido em conferências e comunicações proferidas em todo o Mundo, em aulas que lecionou em Portugal (em diversos cursos e instituições) e no Estrangeiro (Reino Unido, Espanha, Finlândia, Macau e Brasil), em 4 prémios de reconhecimento científico que já ganhou e em publicações – 13 livros e mais de 200 títulos em revistas nacionais e internacionais. Coordena vários projectos de âmbito nacional (financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Ministério da Saúde). É referee de 7 importantes revistas internacionais e de programas científicos (European Science Foundation e Organização Mundial de Saúde). Membro Correspondente da Geographical Society of Finland, foi eleita Membro do Steering Committee da Commission on Health and Development (IGU). Representa(ou) Portugal em vários programas científicos internacionais (financiados, entre outras, pela Organização Mundial de Saúde, União Europeia, European Science Foundation, Medical Research Council de Glasgow).  Cumpriu funções como Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) entre Janeiro de 2009 a Janeiro de 2012.
  • Cláudia Costa, Universidade de Coimbra
    Geógrafa. Doutoranda em Geografia na Universidade de Coimbra. Mestre em Ciência & Sistemas de Informação Geográfica no ISEGI-UNL (2011), com a dissertação "Localização óptima do futuro Hospital de Sintra: aplicação de modelos de location-allocation no planeamento de cuidados de saúde". Licenciada em Geografia, Ordenamento do Território e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra (2003). Estudante Erasmus na Universidade de Utrecht (Holanda) (2002). Pós-graduada em Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade Atlântica (2005).  Membro da equipa de investigação do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde na Universidade de Coimbra, desde 2008. As suas áreas de investigação têm passado pelo desenvolvimento e implementação de projetos de Sistemas de Informação Geográfica aplicados ao planeamento em saúde de recursos humanos e equipamentos e à avaliação quer das condições de contexto em que a população reside, quer da distribuição de resultados em saúde.
  • Adriana Loureiro, Universidade de Coimbra
    Geógrafa. Doutoranda em Geografia na Universidade de Coimbra. Mestre em Geografia Humana, Ordenamento do Território e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra (2011), com a dissertação "Abordagem Epidemiológica da Utilização do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca segundo os Grupos de Diagnósticos Homogéneos". Bolseira SYLFF (2011). Licenciada em Geografia, Ordenamento do Território e Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra (2007). Estudante Erasmus na Universidade Complutense de Madrid (2006). Membro da equipa de investigação do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde na Universidade de Coimbra, desde 2008. Técnica Superior do programa municipal "Figueira, Cidade Saudável" da Câmara Municipal da Figueira da Foz, entre 2011 e 2012. Tem participado em projetos de planeamento e caraterização em saúde, nomeadamente ao nível do planeamento urbano saudável e da avaliação de impacto em saúde. Bolseira de Investigação Científica do Projeto SMAILE - Saúde Mental - Avaliação do Impacte das Condicionantes Locais e Económicas, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/ATP-GEO/4101/2012), desde 2013.

Published

2014-08-05

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Santana, P., Costa, C., & Loureiro, A. (2014). OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E O PLANEAMENTO URBANO SAUDÁVEL NA AMADORA. Revista Do Departamento De Geografia, spe, 368-389. https://doi.org/10.11606/rdg.v0i0.526