Os desafios de efetivar a Política de Resíduos Sólidos brasileira

o caso do lixão de Jardim Gramacho

Autores

  • Valéria Pereira Bastos Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Fábio Fonseca Figueiredo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Catadores, Direitos sociais e trabalhistas, Jardim Gramacho, materiais recicláveis, PNRS

Resumo

O artigo analisa os resultados da pesquisa realizada em 2016, de cunho qualitativo, com catadores de materiais recicláveis do lixão de Jardim Gramacho, localizado no município de Duque de Caxias (Rio de Janeiro, Brasil). Objetivou-se compreender a problemática desses sujeitos, verificando que embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira determine que esses trabalhadores sejam partícipes da gestão integrada de resíduos sólidos a ser desenvolvida pelas prefeituras, após sua promulgação em agosto de 2010, os catadores permanecem estigmatizados e excluídos de benefícios, diretos sociais e trabalhistas. Apesar da promessa dos órgãos competentes de garantias de inclusão socioprodutiva, após o encerramento do lixão, os rendimentos dos catadores diminuíram substancialmente e o trabalho da coleta dos materiais se tornou ainda mais perverso, tendo em vista que os municípios que destinavam seus resíduos para o antigo lixão não investiram na coleta seletiva. Houve o descumprimento de inúmeras recomendações da política nacional, que defendem e garantem apoio aos catadores. Identificamos ainda que a principal ação da Prefeitura do Rio de Janeiro, visando resolver a problemática socioambiental ensejada pelo lixão, foi o encerramento daquela área, sem que houvesse maior preocupação em cumprir as demais recomendações constantes na lei e que garantiriam ocupação e renda para os catadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valéria Pereira Bastos, Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil). Professora associada do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio).

  • Fábio Fonseca Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Geografia Humana pela Universidade de Barcelona (UB, Espanha). Professor do Departamento de políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Brasil).

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

Os desafios de efetivar a Política de Resíduos Sólidos brasileira: o caso do lixão de Jardim Gramacho. (2018). Revista De Estudios Brasileños, 5(10), 53-69. https://www.journals.usp.br/reb/article/view/154315