Brasil

representações do esporte e do corpo na literatura portuguesa do século XXI

Autores

  • Paulo Ricardo Kralik Angelini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Escola de Humanidades

Palavras-chave:

Esporte, Futebol, Estereótipo, Identidade, Literatura

Resumo

O Brasil, por séculos, tem alimentado os mais diversos estereótipos a partir do olhar estrangeiro. Este artigo pretende resgatar algumas cenas e imagens, retiradas de narrativas portuguesas do século XXI, que têm como foco o elemento esportivo e confirmem a construção simbólica que o Brasil carrega. Neste sentido, a partir de passagens que trazem o esporte como referência, em especial o futebol, pretendo discutir clichês que contribuem para a reiteração de uma ideia preconcebida do brasileiro como povo alegre, pouco confiável e esportista. Além disso, há o corpo, indissociável a uma vida ativa construída ao ar livre, visto como objeto de sedução e frequentemente associado à característica da sensualidade inata do brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Ricardo Kralik Angelini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Escola de Humanidades

    Doutor em Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil). Professor adjunto na Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Brasil).

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Brasil: representações do esporte e do corpo na literatura portuguesa do século XXI. (2018). Revista De Estudios Brasileños, 5(10), 176-189. https://www.journals.usp.br/reb/article/view/154331