Uma análise sobre a reforma do ensino médio brasileiro e a reprodução das desigualdades sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2021816231235

Palavras-chave:

Reforma do ensino médio, políticas públicas, desigualdades sociais

Resumo

O livro intitulado Ensino médio brasileiro: dualidade, diferenciação escolar e reprodução das desigualdades sociais faz uma crítica à reforma do Ensino Médio concretizada pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Assim, a obra analisa o momento político que configurou a reforma do ensino médio no Brasil, bem como retrata a reprodução das desigualdades sociais no século XXI. O autor traz uma discussão sobre a reforma dessa etapa da educação básica, em seu contexto político, econômico e social e seus impactos para realidade social da classe mais empobrecida do país, a classe trabalhadora. Enfatiza também que essa lei amplia a dualidade educacional, o que fragiliza ainda mais o direito à educação dos jovens filhos da classe trabalhadora.

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Biografia do Autor

  • Max Alexandre da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil

    Mestrando do programa de pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, Brasil).

  • Adriana Aparecida de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil

    Pós-doutoranda do programa de pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, Brasil).

  • Dante Henrique Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil

    Doutor em Educação pela Universidad Complutense de Madri (UCM, Espanha). Professor do programa de pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN, Brasil).

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Publicado

2021-08-24

Edição

Seção

Resenha

Como Citar

Uma análise sobre a reforma do ensino médio brasileiro e a reprodução das desigualdades sociais. (2021). Revista De Estudios Brasileños, 8(16). https://doi.org/10.14201/reb2021816231235