O papel das ciências humanas e sociais no enfrentamento da pandemia

Autores

  • Fernanda Sobral Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb20229197788

Palavras-chave:

pandemia, condições cognitivas, condições socioinstitucionais, competência acumulada, continuidade institucional

Resumo

O artigo pretende mostrar que o conhecimento produzido pelas ciências humanas e sociais tende a ser um reflexo da sociedade e, ao mesmo tempo, reverberar sobre ela. Esse diálogo entre ciência e sociedade se tornou da maior relevância durante a pandemia, pois certas condições se fizeram presentes como a competência acumulada nessas áreas e a continuidade institucional, que possibilitaram oferecer contribuições para o seu enfrentamento. Visando exemplificar essas condições, serão apresentados exemplos dos temas abordados nos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) além de destacar alguns temas revelados pelo Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA) que possam ter relação com a pandemia. Finalmente, serão descritos os temas dos estudos publicados pelo livro Cientistas Sociais e o Coronavírus que, nesse caso, tratam especificamente de assuntos relacionados à pandemia.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Buyalskaya, A., Gallo, M., & Camerer, C. F. (2021). The golden age of social science. PNAS,118(5). Recuperado em 29 de outubro de 2021 de https://doi.org/10.1073/pnas.2002923118.

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (2013). Relatório final do contrato de gestão MCTI | CGEE - dezembro 2013. Brasília: CGEE.

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (2020). Diagnóstico das ciências humanas, sociais, sociais aplicadas, linguística, letras e artes MCTI | CGEE - 2020. Brasília: CGEE.

Grossi, M. P, & Toniol, R. (2020). Cientistas sociais e o Coronavírus. São Paulo: ANPOCS; Florianópolis: Tribo da Ilha.

Mattedi, M. (2017, dezembro). Dilemas e perspectivas da abordagem sociológica dos desastres naturais. Tempo social, 29(3), 261-285. Recuperado em 3 de agosto de 2020 de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702017000300261& lng=en&nrm=iso.

Neves, F. M., & Sobral, F. A. F. (2021). A resposta da política científica e tecnológica à pandemia da covid-19. Revista da Sociedade Brasileira de Sociologia, 9, 55-77.

Schimidt, B., & Zanotta, M. L. (2019). Desafios à democracia no Brasil. In L. Xavier, C. Dominguez Avila, & V. Fonseca (Orgs.). A qualidade da democracia no Brasil (v. 4). Curitiba: CRV, 2019.

Sobral, F. A. F. (2016). Entre a educação e a ciência: um percurso acadêmico-institucional. Sociedade e Estado, 31.

Sobral, F. A. F. (2019). A internacionalização da ciência e as políticas de pesquisa e pós-graduação no Brasil. In: M. M. de Santana Filho, M. A. M. de Albuquerque, & Sueli Angelo Furlan. (Orgs.). Internacionalização, financiamento e socialização da ciência. São Paulo: Consequência.

Pinto, W. C. F., Batista. R.L., & Batista. J. R. (2021, janeiro-abril). Resenha. Tempo Social, 33(1), 419-427.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Como Citar

O papel das ciências humanas e sociais no enfrentamento da pandemia. (2023). Revista De Estudios Brasileños, 9(19), 77-88. https://doi.org/10.14201/reb20229197788