Brasil-Moçambique: um estudo comparativo sobre o estabelecimento das Ciências Sociais

Autores

  • Pedro Uetela Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bolsista Capes-PECPG.

DOI:

https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N6.2501

Palavras-chave:

Institucionalização, Ciências-Sociais, Brasil, Moçambique

Resumo

A institucionalização das Ciências Sociais não coincidiu com o seu surgimento e, em alguns contextos, como o brasileiro, o estabelecimento das mesmas resultou da aglutinação de dois modelos de escolas (a europeia se funde com o modelo norte-americano, especialmente o da Escola de Chicago). Todavia, parece ser através do modelo da escola posterior (o norte-americano) que caracteriza o Brasil na edificação do domínio das ciências da sociedade, através da combinação entre teoria e pesquisa. Este trabalho objetiva analisar comparativamente a formação das Ciências Sociais no Brasil e em Moçambique. Tem como suporte metodológico a revisão bibliográfica e a interpretação de alguns dados existentes sobre a temática; formulando a seguinte proposta: enquanto nos dois países a instituição da Sociologia, Antropologia e Ciência Política é  tardia, a construção das Ciências Sociais no Brasil é resultante dos modelos de duas grandes escolas, a europeia e a norte-americana; em Moçambique nota-se maioritariamente o estabelecimento das mesmas a partir de um único paradigma, o europeu herdado da colonização.

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

Brasil-Moçambique: um estudo comparativo sobre o estabelecimento das Ciências Sociais. (2017). Revista De Estudios Brasileños, 4(6). https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N6.2501