Presidencialismo de coalizão no Brasil: mapeamento do debate e apontamentos para uma nova agenda de pesquisa

Autores

  • Vinícius Silva Alves Doutorando em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB).
  • Denise Paiva Doutora em Ciência Política pela USP. Professora Associada do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

DOI:

https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N6.2550

Palavras-chave:

Presidencialismo de coalizão, estabilidade democrática, sistemas presidencialistas, relação Executivo-Legislativo.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o atual estado da arte sobre um dos conceitos mais caros à Ciência Política brasileira: o presidencialismo de coalizão. Pretende-se oferecer uma visão panorâmica sobre os diferentes estágios da expressão, cunhada no final da década de 1980. Serão também apresentados as principais ideias e os debates entre autores brasileiros e brasilianistas na literatura que trata do tema. Ao final, apontaremos alguns problemas que parecem demandar respostas dos estudiosos nos últimos tempos. Almeja-se, com isso, contribuir para uma renovação da agenda de pesquisa sobre o presidencialismo de coalizão, concentrada nos custos políticos para a gestão desta estratégia de governo que proporcionou estabilidade democrática a países presidencialistas e multipartidários nas últimas duas décadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

Presidencialismo de coalizão no Brasil: mapeamento do debate e apontamentos para uma nova agenda de pesquisa. (2017). Revista De Estudios Brasileños, 4(6). https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N6.2550