Odé Erê: diálogos entre Psicologia, Cultura e Educação em comunidade quilombola do interior da Bahia

Autores

  • Alice Costa Macedo Professora adjunta do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, Brasil).
  • João Florêncio Damasceno Neto Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (Jequié, Bahia, Brasil). Agente Comunitário do programa de Saúde da Família. Psicólogo voluntário do Ambulatório Irmã Dulce.
  • José Francisco Miguel Henriques Bairrão Professor associado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP.

DOI:

https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N8.3063

Palavras-chave:

Psicologia Social, Psicologia comunitária, Psicologia e Educação.

Resumo

A Psicologia Social busca compreender a interação entre indivíduo e sociedade, de modo a não reduzi-la a uma perspectiva dicotômica. Apresenta-se um relato da experiência em comunidade remanescente de quilombo no interior da Bahia. Propõe-se um diálogo entre Cultura, Educação e Psicologia baseado no estudo de caso a partir da análise de registros em diário de campo em três contextos diferentes: nas reuniões transdisciplinares com os profissionais que compunham o projeto; nos grupos sociodramáticos realizados pelo arte-educador da comunidade e no atendimento individual de uma criança, realizado por uma etnopsicóloga. Os operadores psicanalíticos foram utilizados heuristicamente como ponto de partida para perspectivar a análise. Compreende-se que é importante propor um modelo de intervenção em psicologia comunitária não reduzido ao tratamento clínico e individual de questões suposta e exclusivamente psíquicas. Os conteúdos emergidos no atendimento individual foram elaborados e ressignificados no atendimento sociodramático em grupo e vice-versa. Esta experiência conduz à reflexão de que as feridas e traumas não pertencem a um indivíduo, mas são elaboradas a partir de um patrimônio simbólico e cultural comum.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2017-10-05

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

Odé Erê: diálogos entre Psicologia, Cultura e Educação em comunidade quilombola do interior da Bahia. (2017). Revista De Estudios Brasileños, 4(8). https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N8.3063