Os Colóquios Latino-Americanos de Fotografia e a institucionalização de uma fotografia brasileira

Autores

  • Erika Zerwes Pós-doutoranda FAPESP no Museu de Arte Contemporânea da USP.
  • Eduardo Augusto Costa Pós-doutorando PNPD/CAPES no Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N8.3073

Palavras-chave:

Colóquios Latino-Americanos de Fotografia, INFoto, ICP, Rencontre D’Arles, Pedro Meyer.

Resumo

Este artigo busca apresentar um movimento de institucionalização da fotografia brasileira entre o final da década de 1970 e início de 1980, que acontece concomitante a outras ações nos países da América Latina. Tratam-se de processos profundamente ligados à realização dos dois primeiros Colóquios Latino-Americanos de Fotografia em 1978 e 1981 na Cidade do México. Estes colóquios possibilitaram o diálogo entre fotógrafos e instituições brasileiras e latino-americanas. Eles possibilitaram também que experiências institucionais europeias e norte-americanas fossem trazidas para a América Latina, ao mesmo tempo em que divulgaram na Europa a versão lá estabelecida do que seria a fotografia latino-americana.

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Publicado

2017-10-05

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Os Colóquios Latino-Americanos de Fotografia e a institucionalização de uma fotografia brasileira. (2017). Revista De Estudios Brasileños, 4(8). https://doi.org/10.3232/REB.2017.V4.N8.3073