O desvio para longe do branco: a antinormalização das imagens de Bárbara Wagner
DOI:
https://doi.org/10.3232/REB.2018.V5.N9.3442Palavras-chave:
Bárbara Wagner, fotografia, imagem, visibilidade, antinormalização.Resumo
Neste trabalho serão abordadas questões acerca da visibilidade dos “outros” a partir das imagens produzidas pela fotógrafa brasileira Bárbara Wagner na série Brasília Teimosa (Recife, PE). Vamos refletir sobre algumas implicações estéticas e políticas desse conjunto de fotografias, procurando entender se as imagens produzidas por ela podem funcionar como um instrumento de antinormalização, capaz de desestabilizar estereótipos e preconceitos. Para a análise utilizamos uma metodologia de base semiótica que não focaliza apenas nos aspectos objetivos da fotografia, mas também em aspectos subjetivos, a partir da base objetiva. Nossa reflexão utilizou-se de conceitos operatórios baseados no trabalho de Michel Foucault, mais especificamente no conceito de “normalização” e na ideia de “corpos civilizados”.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2018-03-16
Edição
Seção
Seção Geral
Como Citar
O desvio para longe do branco: a antinormalização das imagens de Bárbara Wagner. (2018). Revista De Estudios Brasileños, 5(9). https://doi.org/10.3232/REB.2018.V5.N9.3442