O desvio para longe do branco: a antinormalização das imagens de Bárbara Wagner

Autores

  • André Melo Mendes Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil). Professor adjunto do departamento de Comunicação Social da UFMG.
  • Marco Antônio Sousa Alves Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil). Professor adjunto da Faculdade de Direito da UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.3232/REB.2018.V5.N9.3442

Palavras-chave:

Bárbara Wagner, fotografia, imagem, visibilidade, antinormalização.

Resumo

Neste trabalho serão abordadas questões acerca da visibilidade dos “outros” a partir das imagens produzidas pela fotógrafa brasileira Bárbara Wagner na série Brasília Teimosa (Recife, PE). Vamos refletir sobre algumas implicações estéticas e políticas desse conjunto de fotografias, procurando entender se as imagens produzidas por ela podem funcionar como um instrumento de antinormalização, capaz de desestabilizar estereótipos e preconceitos. Para a análise utilizamos uma metodologia de base semiótica que não focaliza apenas nos aspectos objetivos da fotografia, mas também em aspectos subjetivos, a partir da base objetiva. Nossa reflexão utilizou-se de conceitos operatórios baseados no trabalho de Michel Foucault, mais especificamente no conceito de “normalização” e na ideia de “corpos civilizados”.

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Publicado

2018-03-16

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

O desvio para longe do branco: a antinormalização das imagens de Bárbara Wagner. (2018). Revista De Estudios Brasileños, 5(9). https://doi.org/10.3232/REB.2018.V5.N9.3442