Aprendizagem para todos

vencendo obstáculos no estado do Amazonas

Autores

  • Claudia Maria Costin Fundação Getulio Vargas
  • Allan Michel Jales Coutinho Fundação Getulio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb2019611139153

Palavras-chave:

Estado do Amazonas, Centro de Mídias, Tecnologia, Educação

Resumo

O Brasil é signatário de vários tratados internacionais, entre eles os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estabelece, em sua meta 4, que a educação deve ser inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Com um território de 1.571 milhões de km2 o estado do Amazonas precisa superar obstáculos geográficos e estruturais para assegurar o acesso de milhares de jovens à escola e assim promover igualdade de oportunidades em escala por meio da educação básica. Neste artigo, descrevemos o processo de implementação do Centro de Mídias do estado do Amazonas como uma política pública inovadora que utiliza a tecnologia interativa como um indutor para a construção de um sistema educacional equitativo. Argumentamos que a tecnologia desempenha um papel de alavanca de mudança junto com a formação inicial e continuada dos professores das redes públicas.

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Biografia do Autor

  • Claudia Maria Costin, Fundação Getulio Vargas

    Professora e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas

  • Allan Michel Jales Coutinho, Fundação Getulio Vargas

    Mestre em Políticas Internacionais em Educação pela Universidade de Harvard (Estados Unidos). Afiliado ao Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas

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Publicado

2019-02-05

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

Aprendizagem para todos: vencendo obstáculos no estado do Amazonas. (2019). Revista De Estudios Brasileños, 6(11), 139-153. https://doi.org/10.14201/reb2019611139153