Aprendizagem para todos
vencendo obstáculos no estado do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.14201/reb2019611139153Palavras-chave:
Estado do Amazonas, Centro de Mídias, Tecnologia, EducaçãoResumo
O Brasil é signatário de vários tratados internacionais, entre eles os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estabelece, em sua meta 4, que a educação deve ser inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Com um território de 1.571 milhões de km2 o estado do Amazonas precisa superar obstáculos geográficos e estruturais para assegurar o acesso de milhares de jovens à escola e assim promover igualdade de oportunidades em escala por meio da educação básica. Neste artigo, descrevemos o processo de implementação do Centro de Mídias do estado do Amazonas como uma política pública inovadora que utiliza a tecnologia interativa como um indutor para a construção de um sistema educacional equitativo. Argumentamos que a tecnologia desempenha um papel de alavanca de mudança junto com a formação inicial e continuada dos professores das redes públicas.