Mulheres à beira do casamento: a busca matrimonial malograda em García Lorca e Nelson Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.14201/reb20207151933Palavras-chave:
Federico García Lorca, Nelson Rodrigues, personagens femininas, tragédiaResumo
No âmbito dos estudos comparatistas, inúmeras são as relações apontadas entre as obras teatrais de Federico García Lorca (1898-1936) e Nelson Rodrigues (1912-1980). Este artigo contempla o tema do casamento, um dos mais representados nos dramas familiares dos dois dramaturgos. Nesse sentido, é estudada a importância atribuída à união matrimonial e como ela incide nos papéis vividos pelas protagonistas lorquianas e rodriguianas, em especial, as mulheres solteiras submetidas a um ambiente social limitado e repressor. As peças representam as consequências de ações extremas de uma verdadeira corrida ao altar e o destino frustrado para as personagens que não são bem sucedidas nesta disputa. O artigo se concentra nas obras Doña Rosita, la soltera (1935), La casa de Bernarda Alba (1936) de García Lorca e Vestido de noiva (1943), Álbum de família (1945) de Nelson Rodrigues. Para a compreensão da tragédia como gênero e das características das obras rodriguianas e lorquianas, recorreu-se aos trabalhos de Albin Lesky (2015), Sábato Magaldi (2004), Miguel García-Posada (2010), dentre outros. Almejase, assim, realizar a análise das referidas obras, principalmente, a representação da hýbris das personagens imersas no conflito entre as limitações impostas e o desejo de transcendência.
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Referências
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