Interação entre universidade pública e comunidade carente no Brasil: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14201/reb20229204360

Palavras-chave:

Formação profissional superior, método de ensino, cooperação educacional

Resumo

O presente artigo compreende o relato de uma experiência de interação entre a USP e a comunidade carente do Jaguaré (São Paulo, Brasil), em atividade extramuros da disciplina de graduação “Educação Física na Segunda Infância” oferecida pela Escola de Educação Física e Esporte. Essa interação visa potencializar o processo de formação profissional através do uso de métodos de ensino ativos, em aproximação com o campo de atuação. Mais especificamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo principal foi avaliar a contribuição desta interação mediada por laboratório didático, no alcance das metas das instituições envolvidas. A análise partiu do programa da disciplina, das propostas e objetivos das instituições parceiras e, dos resultados e relatos concernentes aos laboratórios didáticos desenvolvidos em 2019. A partir dos resultados (quantitativos e qualitativos) da implementação dos laboratórios, indicando que a interação favoreceu o alcance dos objetivos de formação das três instituições participantes, pôde-se concluir que a interação entre a universidade e a comunidade carente do Jaguaré, constituiu uma cooperação educacional profícua.

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Biografia do Autor

  • Andrea Michele Freudenheim, Universidade de São Paulo

    Professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP, Brasil).

  • Sergio Roberto Silveira, Universidade de São Paulo

    Professor doutor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP, Brasil).

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Publicado

2023-09-18

Edição

Seção

Seção Geral

Como Citar

Interação entre universidade pública e comunidade carente no Brasil: um relato de experiência. (2023). Revista De Estudios Brasileños, 9(20), 43-60. https://doi.org/10.14201/reb20229204360