A inserção profissional de enfermeiros licenciados: um estudo de egressos

Autores

  • Maria José Clapis Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2896-3808
  • Adriana Katia Corrêa Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1496-6108
  • Natália Del Angelo Aredes Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem, Goiânia, GO, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1661-8601
  • Rafaela Beatriz Vigatto Lunardello Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Hospital das Clínicas, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0518-2494
  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7379-871X

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020013003745

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Ensino Superior, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar a inserção profissional de enfermeiros licenciados, considerando a conformação atual do trabalho na área da saúde e na formação dos trabalhadores técnicos, na perspectiva da formação de profissionais atuantes no SUS. Método: Estudo quantitativo, transversal e exploratório, com análise estatística descritiva e inferencial por teste exato de Fisher, com 105 egressos de um curso de Bacharelado e Licenciatura. Aplicado questionário eletrônico. Resultados: Os egressos atuam como enfermeiros (n = 59, 56,2%) e professores (n = 18, 17,1%). A área com maior absorção dos egressos foi a hospitalar (n = 37; 62,7%), o setor público (n=35; 59,3%) e a educação profissional técnica de nível médio (n = 16, 88,9%). 56 (72,7%) estavam insatisfeitos com a renda. 59 (76,6%) indicaram rendimentos incompatíveis com o trabalho. Conclusão: A atuação dos egressos enfrenta problemas quanto às políticas atuais, com limites na valorização do trabalhador da saúde e da educação como bem público. Avanços na valorização da profissão do enfermeiro licenciado são necessários, considerando a relevância desse profissional no sistema de saúde e de educação e a natureza de sua práxis de educar e cuidar com potencial transformador.

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Publicado

2021-06-23

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Clapis, M. J., Corrêa, A. K., Aredes, N. D. A., Lunardello, R. B. V., & Souza, M. C. B. de M. e. (2021). A inserção profissional de enfermeiros licenciados: um estudo de egressos. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e03745. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020013003745