Jogo Violetas: a perspectiva dos profissionais que participam do enfrentamento da violência contra a mulher*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0238

Palavras-chave:

Violência contra a Mulher, Jogos Experimentais, Gênero e Saúde, Cuidados de Enfermagem, Educação

Resumo

Objetivo: Analisar as potencialidades e os limites do jogo Violetas para o enfrentamento da violência contra a mulher, na perspectiva dos profissionais que atuam no atendimento às vítimas. Método: Estudo interventivo de abordagem qualitativa. Participaram 30 profissionais das Casas da Mulher Brasileira de Brasília, Campo Grande e Curitiba. A coleta de dados foi realizada durante Oficinas de Trabalho Crítico-emancipatórias. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática com o apoio do software webQDA. Resultados: Como potencialidades, os profissionais referiram o design do jogo, a participação colaborativa e a ludicidade como facilitadores do aprendizado, estimulando reflexões sobre a visibilidade da violência, a assistência às mulheres vitimadas e a articulação dos serviços da rede de enfrentamento. Como limitações, foram citados a falta de proximidade com jogos, o entendimento das regras e de algumas questões contidas no jogo. Conclusão: O jogo revelou-se como uma estratégia educativa potente para a formação e qualificação dos profissionais envolvidos na rede de enfrentamento.

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Publicado

2021-08-23

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Fornari, L. F., & Fonseca, R. M. G. S. da. (2021). Jogo Violetas: a perspectiva dos profissionais que participam do enfrentamento da violência contra a mulher*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e20200238. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0238