Determinando os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1980-220x2020021603742%20Palavras-chave:
Adolescente, Estilo de Vida Saudável, Letramento em Saúde, EnfermagemResumo
Objetivo O objetivo deste estudo é determinar os comportamentos de estilo de vida saudáveis e os níveis de letramento e-Saúde de adolescentes. Método Um desenho de pesquisa descritivo foi utilizado neste estudo. Foi realizado com um total de 390 alunos da Faculdade de Ciências da Saúde. Os dados foram coletados por meio de um formulário de informações pessoais, a Healthy Lifestyle Behaviors Scale II e a e-Health Literacy Scale for Adolescents. Para a análise dos dados, foram utilizadas análises descritivas, teste t, variância, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney U e testes de correlação de Pearson. As aprovações necessárias foram obtidas para conduzir este estudo. Resultados O presente estudo constatou que o escore médio dos adolescentes da e-Health Literacy Scale foi de 27,51 e o escore médio da HLBS-II foram de 129,01. Uma relação positiva significativa foi encontrada entre o letramento e-Saúde e o comportamento de estilo de vida saudável em adolescentes. Conclusão Este estudo enfatiza a importância do letramento em e-Saúde no desenvolvimento de procedimentos de enfermagem que visam aumentar os comportamentos de estilo de vida saudáveis dos adolescentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.