A música como intervenção em projetos de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1980-220x2020002203715

Palavras-chave:

Música, Musicoterapia, Terapias Complementares, Saúde Mental, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar e caracterizar projetos musicais na área de saúde, seus objetivos terapêuticos, referenciais teóricos, avaliação/monitoramento e disseminação dos resultados para um possível modelo de estrutura para esse processo. Método: Estudo descritivo com casos múltiplos e análise documental. Resultados: Participaram do estudo nove projetos, predominantemente concentrados em São Paulo e realizados com população adulta em instituições públicas. Os coordenadores eram majoritariamente mulheres, especialistas e com formação em saúde, em música ou ambas. As intervenções foram realizadas ao vivo, com média/semana de 60 minutos e repertório selecionado pelos pacientes. Menos da metade indicou pautar suas atividades em algum referencial teórico, ou algum tipo de monitoramento do projeto. Objetivos terapêuticos relacionados à inserção social, resgate de autoestima, cidadania, protagonismo e comunicação foram apontados. Conclusão: A indicação teórica dos projetos musicais foi escassa. Cerca de metade dos projetos analisados indicou algum tipo de avaliação e divulgação das atividades realizadas. Dois projetos apenas possuíam algum monitoramento de riscos e produção científica de seus resultados, o que não permitiu propor um modelo de acompanhamento para essas iniciativas.

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Publicado

2021-05-21

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Donda, D. C., & Leão, E. R. (2021). A música como intervenção em projetos de saúde. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e03715. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2020002203715