Uso de narrativas para o aprendizado da tecnologia grupal por profissionais de Centros de Atenção Psicossocial
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020010403722Palavras-chave:
Transtornos Mentais, Serviços de Saúde Mental, Processos Grupais, Capacitação Profissional, Enfermagem PsiquiátricaResumo
Objetivo: Analisar os resultados sobre o uso de narrativas de cuidado grupal no processo de qualificação dos profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial para o aprendizado do uso da tecnologia grupal. Método: Pesquisa-ação envolvendo 21 trabalhadores de 11 Centros de Atenção Psicossocial do Centro-Oeste brasileiro. Para coleta de dados foram utilizadas narrativas escritas pelos participantes sobre suas práticas de trabalho com grupos terapêuticos e oficinas presenciais para discussão teórica a partir das mesmas. Os dados foram submetidos à análise de narrativas com o suporte do software de análise qualitativa. Resultados: A categoria “Angústias e Questionamentos” evidenciou o desconhecimento dos trabalhadores quanto à conceituação de grupo e dinâmica de grupo, os desafios do manejo grupal e o desconforto com as frustrações vividas no grupo. A categoria “Aprendizados para Coordenação de Grupo” revelou aquisição de conhecimento para o planejamento e funcionamento grupal, e compreensão do papel de coordenador de grupos para o cuidado em saúde mental. Conclusão: Narrar as cenas de cuidado grupal possibilitou aos participantes exercitar o pensamento crítico reflexivo, reconhecer a teoria da tecnologia grupal e desenvolver habilidades para coordenar grupos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.